GABARITO SEMANAL REF. 06/07 A 12/07


QUERIDOS ALUNOS E FAMÍLIAS-
AQUI TUDO SE COMPLETA

Esperamos que estejam curtindo as atividades preparadas com muito carinho pelos professores, segue abaixo o gabarito referente às páginas dos livros didáticos trabalhadas na semana passada (06/07 a 10/07/2020). 
 Confira as respostas e revisem para assim aprendermos muito mais. Ah! Toda semana estarão disponíveis os gabaritos da semana anterior, para que possam fazer autocorreção das atividades com muita atenção.
LÍNGUA PORTUGUESA –
GABARITO DA AULA DAS PÁGINAS 24,25 e 26
PÁGS. 24 E 25 – Releia o texto.
PÁG. 25 – A palavra logro significa: artifício ou manobra com que se engana ou ilude alguém.
PÁG. 26 – 1- Reflexão sobre o que aconteceu na história, você soltaria a onça, poderíamos aprender algo com esse conto de artimanha.
                  2 – A observação do narrador que não tem relação direta com o acontecimento da história; foi feita apenas para tornar o conto divertido.
                  3 – a – Porque as pintas são o que ela tem de mais precioso.
                        b – Porque a onça quer demonstrar indignação com a ideia de fazer mal ao seu benfeitor.




- MATEMÁTICA –
GABARITO DA AULA DA PÁGINA 24,25,26 E 27
PÁG.24
1-
A.           Denílson; Válter.
______900____
  1. Bernadete; Helena
___1.000_____2.000____
2-
Para responderem essa questão os alunos deverão arredondar as quantidades correspondentes a cada dia para a unidade de milhar mais próxima.
Resolução: 1800 + 2100 + 5350 = 9.250, logo podemos dizer que o valor está próximo a 9.000.
PÁG. 25
       


                    
4- 
PARA DEZENAS DE MILHAR MAIS PRÓXIMA
PARA A UNIDADE DE MILHAR MAIS PRÓXIMA
20.000
23.000
80.000
78.000
50.000
52.000
40.000
38.000
60.000
56.000
5 –
RESPOSTA: 15.008
PÁG.  26
6-
30.000 + 600 + 20 + 5 = 30.625
Trinta mil seiscentos e vinte e cinco.
7-
a.            1.847 quilômetros   
b.            Menos.
8-
Exemplo de resposta: 52.687
PÁG. 27
9-
A.           50000             CINQUENTA MIL OU 5 DEZENAS DE MILHAR.
B.           80.000            OITENTA MIL OU 8 DEZENAS DE MILHAR.
C.           90.000            NOVENTA MIL OU 9 DEZENAS DE MILHAR.
11-
NÚMERO
DM
UM
C
D
U
VALOR POSICIONAL
58.217
X
50.000
85.046
X
5.000
70.416
X
      5
91.526
X
500
89.853
X
50
35.702
X
5.000


HISTÓRIA –
GABARITO DA AULA DAS PÁGINAS 74 A 77:
PÁG. 74 1 - Resposta de acordo com o mapa.
                 a – Na zona litorânea por ser mais fácil o acesso as embarcações vinda da Europa.
                 b – O interesse dos holandeses era explorar a mão de obra escravizada e os engenhos de açúcar, pois a Holanda naquela época era o maior refinador de açúcar.
PÁG.75 2 -  Resposta de acordo com o mapa – aprendendo localização -
               a – O rio Capibaribe está na parte superior a direita do mapa.
               b – Toda área com formas geométricas em vermelho.
               3 – Resposta pessoal, em que você irá observar as diferenças entre as duas imagens do livro do mapa antigo e a imagem atual da ilha que mostra onde localizava a cidade de Maurícia.
PÁG. 77 1 - Responda observando a figura 1 da página 76:
               a – Em 1.641
               b – A mulher foi representada nua, coberta de folhagens. Usa pulseiras e calça sandálias. Há um cesto preso na cabeça e dentro tem um pé. Na mão esquerda, a mulher segura uma folhagem e, na direita, um braço humano.
               c – Resposta pessoal em que você vai dizer o que você acha que aconteceu para ela estar carregando um pé e um braço  com ela.
              2 -  Responda  observando a figura 2 da página 76:
              a – Em 1.641
              b – A mulher mameluca usa um vestido longo branco, com mangas compridas e bufantes. Ela usa flores no cabelo, colar, pulseiras, brincos e anel. Ela está descalça. Na mão direita, a mulher carrega um cesto cheio de flores.
              c – O vestido branco e as jóias remetem à cultura europeia. A cor da pele da mulher e o fato de ela estar descalça remetem a cultura indígena.
              3 -  Quadro completado:


Mulher tapuia
Mulher mameluca
Fauna
Espécie de cão ( cão guará).
Porquinhos da índia.
Flora
Árvore com vagens longas e arredondadas, folhagens, flores e frutos
Cajueiro, diversas folhagens e flores.

GEOGRAFIA –
GABARITO DA AULA DAS PÁGINAS 84 E 85:
PÁG. 84 5 – O X será assinalado nos itens ( O gado é criado solto; As técnicas empregadas são pouco avançadas; O gado pode ser uma fonte de alimento para os criadores.)
PÁG. 85  6 – A produção é maior porque há o emprego de técnicas modernas e manipulações genéticas com tecnologia de ponta e a inseminação artificial que desenvolvem os animais mais rapidamente e também a ingestão de alimentos industrializados e medicamentos.
                7 – Veja que nessa resposta deveremos refletir sobre a necessidade de que a carne passe por um controle sanitário rigoroso para garantir segurança aos consumidores.

CIÊNCIAS –
GABARITO DA AULA DAS PÁGINAS 20, 21, 22 E 23
PÁG. 20 – Observar as imagens acima e refletir de acordo com os conhecimentos sobre os seres vivos.
               1 – Resposta pessoal, mostrando que um ser vivo é aquele que vive no meio ambiente e tem um ciclo de vida definido como: nascer, crescer, reproduzir, envelhecer e morrer
               2 – Resposta pessoal indicando pela imagem que ela utilizou a lupa e o binóculo. Esses instrumentos servem para aumentar a visão e podermos enxergar seres pequenos como: pequenas flores, sementes, frutos, insetos, etc.
               3 - Resposta pessoal você poderia retratar na primeira imagem: caranguejo porque está em destaque. Na segunda imagem poderia ser retrata algum inseto na árvore ou até mesmo uma ave.
               4 – Pode ser mencionado alguns cuidados pessoais como: usar protetor solar, sapatos fechados e boné, levar água para beber, andar em grupo, entre outros.

PÁG. 21 – 1 – a – Resposta pessoal, você poderá escrever que é uma estrela do mar e que vive nos oceanos.
                         b - Não, a menos que a pessoa já conheça o ser vivo. Para saber se trata de um ser vivo, algumas caraterísticas citadas no texto teriam que ser verificadas por de um exame mais detalhado.
PÁG. 22 – Reflexão sobre o quanto um cientista tem que ser minucioso em seus estudos para classificar um novo ser vivo. Os biólogos não só contam todas as escamas dos peixes como também contam os espinhos das suas nadadeiras, medem todas as dimensões do raio das nadadeiras, estudam o esqueleto e analisam as várias características para saber que espécie ele pertence.
PÁG. 23 – Refletir sobre os nomes populares e científicos que os seres recebem e observar no mapa a localização do puma concolor (nome científico), que tem vários nomes populares de acordo com as regiões que habita.




Sem comentários: