QUERIDOS
ALUNOS E FAMÍLIAS-
AQUI
TUDO SE COMPLETA
Esperamos que estejam curtindo as atividades preparadas
com muito carinho pelos professores, segue abaixo o gabarito referente às
páginas dos livros didáticos trabalhadas na semana passada (06/07 a
10/07/2020).
Confira as
respostas e revisem para assim aprendermos muito mais. Ah! Toda semana estarão
disponíveis os gabaritos da semana anterior, para que possam fazer autocorreção
das atividades com muita atenção.
LÍNGUA PORTUGUESA –
GABARITO
DA AULA DAS PÁGINAS 24,25 e 26
PÁGS.
24 E 25 – Releia o texto.
PÁG.
25 – A palavra logro significa: artifício ou manobra com que se engana ou ilude
alguém.
PÁG.
26 – 1- Reflexão sobre o que aconteceu na história, você soltaria a onça,
poderíamos aprender algo com esse conto de artimanha.
2 – A observação do narrador
que não tem relação direta com o acontecimento da história; foi feita apenas
para tornar o conto divertido.
3 – a – Porque as pintas são
o que ela tem de mais precioso.
b – Porque a onça quer
demonstrar indignação com a ideia de fazer mal ao seu benfeitor.
- MATEMÁTICA –
GABARITO
DA AULA DA PÁGINA 24,25,26 E 27
PÁG.24
1-
A.
Denílson; Válter.
______900____
- Bernadete; Helena
___1.000_____2.000____
2-
Para responderem essa questão os alunos
deverão arredondar as quantidades correspondentes a cada dia para a unidade de
milhar mais próxima.
Resolução: 1800 + 2100 + 5350 = 9.250,
logo podemos dizer que o valor está próximo a 9.000.
PÁG. 25
4-
PARA DEZENAS DE
MILHAR MAIS PRÓXIMA
|
PARA A UNIDADE DE
MILHAR MAIS PRÓXIMA
|
20.000
|
23.000
|
80.000
|
78.000
|
50.000
|
52.000
|
40.000
|
38.000
|
60.000
|
56.000
|
5 –
RESPOSTA: 15.008
PÁG. 26
6-
30.000 + 600 + 20 + 5
= 30.625
Trinta mil seiscentos
e vinte e cinco.
7-
a.
1.847 quilômetros
b.
Menos.
8-
Exemplo de resposta: 52.687
PÁG. 27
9-
A.
50000
CINQUENTA
MIL OU 5 DEZENAS DE
MILHAR.
B.
80.000
OITENTA MIL
OU 8 DEZENAS DE MILHAR.
C.
90.000
NOVENTA MIL
OU 9 DEZENAS DE MILHAR.
11-
NÚMERO
|
DM
|
UM
|
C
|
D
|
U
|
VALOR POSICIONAL
|
58.217
|
X
|
50.000
|
||||
85.046
|
X
|
5.000
|
||||
70.416
|
X
|
5
|
||||
91.526
|
X
|
500
|
||||
89.853
|
X
|
50
|
||||
35.702
|
X
|
5.000
|
HISTÓRIA –
GABARITO DA
AULA DAS PÁGINAS 74 A 77:
PÁG. 74 1 -
Resposta de acordo com o mapa.
a – Na zona litorânea por ser
mais fácil o acesso as embarcações vinda da Europa.
b – O interesse dos holandeses
era explorar a mão de obra escravizada e os engenhos de açúcar, pois a Holanda
naquela época era o maior refinador de açúcar.
PÁG.75 2
- Resposta de acordo com o mapa –
aprendendo localização -
a – O rio Capibaribe está na parte superior a
direita do mapa.
b – Toda área com formas
geométricas em vermelho.
3 – Resposta pessoal, em que
você irá observar as diferenças entre as duas imagens do livro do mapa antigo e
a imagem atual da ilha que mostra onde localizava a cidade de Maurícia.
PÁG. 77 1 -
Responda observando a figura 1 da página 76:
a – Em 1.641
b – A mulher foi representada
nua, coberta de folhagens. Usa pulseiras e calça sandálias. Há um cesto preso
na cabeça e dentro tem um pé. Na mão esquerda, a mulher segura uma folhagem e,
na direita, um braço humano.
c – Resposta pessoal em que você
vai dizer o que você acha que aconteceu para ela estar carregando um pé e um braço com ela.
2 - Responda
observando a figura 2 da página 76:
a – Em 1.641
b – A mulher mameluca usa um
vestido longo branco, com mangas compridas e bufantes. Ela usa flores no
cabelo, colar, pulseiras, brincos e anel. Ela está descalça. Na mão direita, a
mulher carrega um cesto cheio de flores.
c – O vestido branco e as jóias
remetem à cultura europeia. A cor da pele da mulher e o fato de ela estar
descalça remetem a cultura indígena.
3 - Quadro completado:
Mulher tapuia
|
Mulher mameluca
|
|
Fauna
|
Espécie de cão ( cão guará).
|
Porquinhos da índia.
|
Flora
|
Árvore com vagens longas e
arredondadas, folhagens, flores e frutos
|
Cajueiro, diversas folhagens e
flores.
|
GEOGRAFIA –
GABARITO DA
AULA DAS PÁGINAS 84 E 85:
PÁG. 84 5 – O
X será assinalado nos itens ( O gado é criado solto; As técnicas empregadas são
pouco avançadas; O gado pode ser uma fonte de alimento para os criadores.)
PÁG. 85 6 – A produção é maior porque há o emprego de
técnicas modernas e manipulações genéticas com tecnologia de ponta e a
inseminação artificial que desenvolvem os animais mais rapidamente e também a
ingestão de alimentos industrializados e medicamentos.
7 – Veja que nessa resposta deveremos
refletir sobre a necessidade de que a carne passe por um controle sanitário
rigoroso para garantir segurança aos consumidores.
CIÊNCIAS –
GABARITO DA
AULA DAS PÁGINAS 20, 21, 22 E 23
PÁG.
20 – Observar as imagens acima e refletir de acordo com os conhecimentos sobre
os seres vivos.
1 – Resposta pessoal, mostrando que um ser vivo é aquele que vive no
meio ambiente e tem um ciclo de vida definido como: nascer, crescer,
reproduzir, envelhecer e morrer
2 – Resposta pessoal indicando
pela imagem que ela utilizou a lupa e o binóculo. Esses instrumentos servem
para aumentar a visão e podermos enxergar seres pequenos como: pequenas flores,
sementes, frutos, insetos, etc.
3 - Resposta pessoal você poderia
retratar na primeira imagem: caranguejo porque está em destaque. Na segunda
imagem poderia ser retrata algum inseto na árvore ou até mesmo uma ave.
4 – Pode ser mencionado alguns
cuidados pessoais como: usar protetor solar, sapatos fechados e boné, levar
água para beber, andar em grupo, entre outros.
PÁG.
21 – 1 – a – Resposta pessoal, você poderá escrever que é uma estrela do mar e
que vive nos oceanos.
b - Não, a menos que a pessoa já conheça o
ser vivo. Para saber se trata de um ser vivo, algumas caraterísticas citadas no
texto teriam que ser verificadas por de um exame mais detalhado.
PÁG. 22 – Reflexão sobre o quanto um cientista tem que ser minucioso em
seus estudos para classificar um novo ser vivo. Os biólogos não só contam todas as escamas dos peixes como também
contam os espinhos das suas nadadeiras, medem todas as dimensões do raio das
nadadeiras, estudam o esqueleto e analisam as várias características para saber
que espécie ele pertence.
PÁG. 23 – Refletir sobre os nomes populares e científicos que os seres
recebem e observar no mapa a localização do puma concolor (nome científico),
que tem vários nomes populares de acordo com as regiões que habita.
Sem comentários:
Enviar um comentário