NA PRIMEIRA PARTE DO CAPÍTULO 7, VIMOS QUE OS SERES VIVOS CRIAM DIVERSAS ESTRATÉGIAS PARA SOBREVIVEREM.
ESSES ANIMAIS PODEM MODIFICAR A FORMA E A COLORAÇÃO DE SEUS CORPOS, PARA FICAR PARECIDOS COM O AMBIENTE EM QUE VIVEM, PODEM TAMBÉM INCHAR, SOLTAR ESPINHOS, ETC, PARA ESCAPAR DE SEUS PREDADORES OU ATACAR SUAS PRESAS, ESSES MECANISMOS DE DEFESA SÃO CHAMADOS DE CAMUFLAGENS.
MUITAS PESSOAS CONFUNDEM CAMUFLAGEM COM MIMETISMO E NÃO PERCEBEM A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS MECANISMOS DE DEFESA.
A CAMUFLAGEM É A HABILIDADE DO SER VIVO CONFUNDIR-SE COM AMBIENTE EM QUE VIVE, PARA DIFICULTAR A SUA LOCALIZAÇÃO E A VISUALIZAÇÃO PELOS PREDADORES OU PARA ATACAR SUAS PRESAS.
JÁ O MIMETISMO É CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO DE ANIMAIS E PLANTAS, QUE IMITAM AS CARACTERÍSTICAS E COMPORTAMENTOS DE OUTRO SER VIVO PARECIDOS, DIFICULTANDO A SUA IDENTIFICAÇÃO. ESSES ANIMAIS SÃO CHAMADOS DE IMITADOR OU MIMÉTICO ,ONDE O ANIMAL IMITADO É O MODELO.ELES PODEM PARECER UMA ALERTA DE PERIGO PARA SEUS PREDADORES.
NA PÁGINA 91, VOCÊ FARÁ A LEITURA E A OBSERVAÇÃO SOBRE AS IMAGENS E OS EXEMPLOS DE MIMETISMO PARA RESPONDER À QUESTÃO 1 a E b.
NAS PÁGINAS 92 E 93, VAMOS FAZER UMA PEQUENA REVISÃO DO QUE APRENDEMOS NO CAPÍTULO 7, LENDO AS INFORMAÇÕES SOBRE OS ANIMAIS QUE SE CAMUFLAM E IMITAM OUTROS ANIMAIS PARA SOBREVIVEREM NO SEU HABITAT.
RESPONDAM ÀS QUESTÕES 1, 2 SOMENTE A LETRA B, 3 E 4 COM ATENÇÃO.
AS IMAGENS ABAIXO SÃO ALGUNS EXEMPLOS DE MIMETISMO. OS ANIMAIS VERDADEIROS SÃO a, b E c, E OS ANIMAIS ABAIXO SÃO OS IMITADORES.
Sem comentários:
Enviar um comentário