04/10 - 25 - ESTRATÉGIAS DE SOBREVIVÊNCIA II

 NA PRIMEIRA PARTE DO CAPÍTULO 7, VIMOS QUE OS SERES VIVOS CRIAM DIVERSAS ESTRATÉGIAS PARA SOBREVIVEREM.

ESSES ANIMAIS PODEM MODIFICAR A FORMA E A COLORAÇÃO DE SEUS CORPOS, PARA FICAR PARECIDOS COM O AMBIENTE EM QUE VIVEM, PODEM TAMBÉM INCHAR, SOLTAR ESPINHOS, ETC, PARA ESCAPAR DE SEUS PREDADORES OU ATACAR SUAS PRESAS, ESSES MECANISMOS DE DEFESA SÃO CHAMADOS DE CAMUFLAGENS.

Observe como a coloração da borboleta confunde-se com o tronco. C:\Users\usuario\Pictures\images (67).jpg

 MUITAS PESSOAS CONFUNDEM CAMUFLAGEM COM MIMETISMO E NÃO PERCEBEM A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS MECANISMOS DE DEFESA.

A CAMUFLAGEM É A HABILIDADE DO SER VIVO CONFUNDIR-SE COM AMBIENTE EM QUE VIVE, PARA DIFICULTAR A SUA LOCALIZAÇÃO E A VISUALIZAÇÃO PELOS PREDADORES OU PARA ATACAR SUAS PRESAS.

 JÁ O MIMETISMO É CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO DE ANIMAIS E PLANTAS, QUE IMITAM AS CARACTERÍSTICAS E COMPORTAMENTOS DE OUTRO SER VIVO PARECIDOS, DIFICULTANDO A SUA IDENTIFICAÇÃO. ESSES ANIMAIS SÃO CHAMADOS DE IMITADOR OU MIMÉTICO ,ONDE  O ANIMAL IMITADO É O MODELO.ELES PODEM PARECER UMA ALERTA DE PERIGO PARA SEUS PREDADORES. 

C:\Users\usuario\Pictures\04-adiante (2).jpg

NA PÁGINA 91, VOCÊ FARÁ A LEITURA E A OBSERVAÇÃO SOBRE AS IMAGENS E OS EXEMPLOS DE MIMETISMO PARA RESPONDER À QUESTÃO 1 a E b.  

NAS PÁGINAS 92 E 93, VAMOS FAZER UMA PEQUENA REVISÃO DO QUE APRENDEMOS NO CAPÍTULO 7, LENDO AS INFORMAÇÕES SOBRE OS ANIMAIS QUE SE CAMUFLAM E IMITAM OUTROS ANIMAIS PARA SOBREVIVEREM NO SEU HABITAT.

 RESPONDAM ÀS QUESTÕES 1, 2 SOMENTE A LETRA B, 3 E 4 COM ATENÇÃO.


AS IMAGENS ABAIXO SÃO ALGUNS EXEMPLOS DE MIMETISMO. OS ANIMAIS VERDADEIROS SÃO a, b E c, E OS ANIMAIS ABAIXO SÃO OS IMITADORES.

C:\Users\usuario\Pictures\bates (1).png

Sem comentários: