QUERIDOS ALUNOS E FAMÍLIAS-
GABARITO DA SEMANA DE 21/09 A 25/09/2020
Esperamos que estejam curtindo as atividades preparadas com muito carinho pelos professores, confira as respostas e revisem para assim aprendermos muito mais. Não esqueçam as aulas síncronas estão cada vez melhor, vamos prestigiar e ter contato com os nossos colegas.
Ah! Toda semana estarão disponíveis os gabaritos da semana anterior, para que possam fazer autocorreção das atividades com muita atenção.
PORTUGUÊS
Unidade 3 – Texto 1 “As estrelas nos olhos dos meninos”
Pág. 66: “Para compreender o texto” – Questões 8 e 9. (Caso o espaço no livro não tenha sido suficiente era para responder no caderno).
Questão 8: Identificar nos trechos a) - b) - c), as indicações do tempo que aparecem.
As expressões indicam a sequência temporal (noite após noite) em que os acontecimentos ocorrem.
Questão 9: Leitura de outro trecho.
a-) O mito procura explicar como surgiu a noite.
b-) No início do texto “No princípio, não havia a noite” ... e a fala da mulher, que expressa seu desejo de ver a noite.
c-) Você deveria analisar o trecho da questão 9 e comparar com a história “As estrelas nos olhos dos meninos” – Resposta Pessoal.
Página 67 e 68 – “Para falar e escrever melhor” – Gramática – Vocativo
1-
a-) Com o leite b-) Seu leite espertinho c-) Porque ela foi enganada pelo leite e ele transbordou
2- Suriá / Garota etc.
3-
A-) Vocativo: “Querido diário”
B-) Vocativo: “mano”
C-) Vocativo: “amiga”
D-) Vocativo: “meu filho”
E-) Vocativo: “pessoal”
4-
Resposta Pessoal.
5-
a-) Vocativo: “Manhêêê !
b-) Para indicar que a menina está gritando.
MATEMÁTICA
1- Pinte os quadrinhos conforme as frações.
2- Represente no caderno por meio de figuras as frações abaixo:
a) 36
b) 510
c) 612
3- Escreva as frações abaixo:
a) 38 Exemplo: Três oitavos
b) 45 Quatro quintos
c) 23 Dois terços
d) 57 Cinco sétimos
4- Marque um x nas alternativas corretas:
a) 512 lê: cinco doze avos
( x ) Verdadeiro ( ) Falso
b) 16 lê: um sexto avos
( ) Verdadeiro ( x ) Falso
c) 38 lê: três oitavos
( x ) verdadeiro ( ) Falso
5- Resolva os exercícios do livro didático páginas 156 e 157.
Respostas:
Página 156
1 ) 34 três quartos
2) a) 15 maçãs b) 5 maçãs c) 10 maçãs d) Resposta Pessoal
3) 5 carrinhos
Página 157
5) a) 6 Goiabadas b) 2 potes
HISTÓRIA
Capítulo 9 – Pessoas e lugares=
Pág. 98 e 99- A evolução dos centros urbanos da região das minas e seus conflitos.
A extração de ouro
(Resposta pessoal – sugestão) Vocês podem perguntar sobre como é a escola delas na Vila São José; o que aprendem é diferente do que vocês aprendem; e tantas outras perguntas.
(Resposta pessoal – sugestão) Procure refletir sobre os problemas ambientais que temos em nossa cidade e escreva-os no caderno com sugestões de melhorias, isto é, o que se pode fazer.
Pág. 100 e 101 – Aprender Sempre
A) Eram descendentes de africanos a maioria. O tipo de música que executavam eram peças musicais de clássicos de Mozart e Haendel.
B) Esses músicos tinham um papel na sociedade brasileira de tocar em festas oficiais e missas.
2- A) Um dos fatores é o preço muito alto cobrado pelos tropeiros que traziam os alimentos aos mineiros
B) O produto mais caro era o boi de corte.
C) Compraria em São Paulo 25 galinhas.
D) (Resposta pessoal – sugestão) Acreditamos que tenha preço mais alto dos produtos em Minas Gerais, pois os tropeiros iam buscar longe e aproveitavam que todos só estavam preocupados em minerar e não plantar para elevar os preços.
3- O valor arrecadado deve ser utilizado na administração do governo e investido em áreas que atendam a população, garantindo-lhe direitos como saúde, educação, transporte, moradia, etc.
A) (Resposta pessoal – sugestão) Cite os detalhes que você observou na obra e o que mais gostou.
B) (Resposta pessoal – sugestão) Se der procurem saber sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, da Lei Brasileira de Inclusão, os direitos garantidos por essas pessoas em acesso a educação, saúde e punições contra atitudes discriminatórias.
GEOGRAFIA
Capítulo 10
Pág. 110 – Produção, circulação e consumo
(Resposta pessoal – sugestão) Registre suas próprias experiências, pois como você consome, suas mercadorias e como são compradas.
A foto mostra produtos feitos de poliéster, acrílico, algodão, lã, seda, etc.
(Resposta pessoal – sugestão) Escreva sobre o processo desde a indústria até os estabelecimentos comerciais, os meios de transportes utilizados e onde serão vendidos ( lojas, feiras, shopping e outros).
Pág. 111- A produção
A) vidro
B) cana de açúcar
Pág. 112- Processo de fabricação
(Resposta pessoal – sugestão) Não pois cada produto tem o seu processo de fabricação envolvendo desde o trabalho humano até os maquinários
A) (Resposta pessoal – sugestão) Observe que o verde escuro na legenda determina que foi a região de área mais plantada de cana de açúcar no Brasil.
B) É falsa, pois o Amapá tem menos de 1 hectare de acordo com sua cor verde clara na legenda do mapa.
Pág. 113 – A circulação de produtos
Caminhão cegonha, que são grandes carretas.
CIÊNCIAS
Capítulo 5- Atividade agrícola e ambiente
Pág.66 e 67
Realizar a leitura do texto: Cuidados com o solo no ambiente agrícola e os tipos de solo.
Pág. 68 e 69
a) A foto da direita.
b) O solo ficou exposto pela retirada do vegetal original, o que possibilitou maior velocidade de escoamento da água das chuvas, favorecendo a erosão. Já o rio, pode ter recebido parte da terra erodida, diminuindo sua profundidade.
Anita está certa, pois a irrigação é um método utilizado para levar água para as plantas. Miguel descreveu a drenagem, que é um método usado para retirar o excesso de água do solo.
F / V /V / F/ F
a) Luca utiliza adubos sintéticos;
Luísa utiliza adubos orgânicos.
b) Porque, por meio do processo de decomposição, os restos de plantas liberam no solo sais minerais que podem ser absorvidos pelas plantas.
Sem comentários:
Enviar um comentário