GABARITO SEMANAL REF.: 21/09 A 25/09

 QUERIDOS ALUNOS E FAMÍLIAS- 

GABARITO DA SEMANA DE 21/09 A 25/09/2020

Esperamos que estejam curtindo as atividades preparadas com muito carinho pelos professores, confira as respostas e revisem para assim aprendermos muito mais. Não esqueçam as aulas síncronas estão cada vez melhor, vamos prestigiar e ter contato com os nossos colegas.

 Ah! Toda semana estarão disponíveis os gabaritos da semana anterior, para que possam fazer autocorreção das atividades com muita atenção.


PORTUGUÊS

 

Unidade 3 – Texto 1 “As estrelas nos olhos dos meninos”


Pág. 66: “Para compreender o texto” – Questões 8 e 9. (Caso o espaço no livro não tenha sido suficiente era para responder no caderno).


Questão 8: Identificar nos trechos a) -  b) -  c), as indicações do tempo que aparecem.

 As expressões indicam a sequência temporal (noite após noite) em que os acontecimentos ocorrem.


Questão 9: Leitura de outro trecho. 


 a-) O mito procura explicar como surgiu a noite.


 b-) No início do texto “No princípio, não havia a noite” ... e a fala da mulher, que expressa seu desejo de ver a noite.


 c-) Você deveria analisar o trecho da questão 9 e comparar com a história “As estrelas nos olhos dos meninos” – Resposta Pessoal.


Página 67 e 68 – “Para falar e escrever melhor” – Gramática – Vocativo 


1-


a-) Com o leite     b-) Seu leite espertinho      c-) Porque ela foi enganada pelo leite e ele transbordou


2- Suriá / Garota etc.


3-


A-) Vocativo: “Querido diário”

B-) Vocativo: “mano”

C-) Vocativo: “amiga”

D-) Vocativo: “meu filho”

E-) Vocativo: “pessoal”


4-


Resposta Pessoal.


5-


a-) Vocativo: “Manhêêê !

b-) Para indicar que a menina está gritando.





MATEMÁTICA

1- Pinte os quadrinhos conforme as frações.

2- Represente no caderno por meio de figuras as frações abaixo: 

a) 36


b) 510


c) 612


3- Escreva as frações abaixo:

a) 38   Exemplo: Três oitavos

b) 45  Quatro quintos


c) 23  Dois terços


d) 57 Cinco sétimos


4- Marque um x nas alternativas corretas: 

a) 512 lê: cinco doze avos




(  x ) Verdadeiro      (   ) Falso

b) 16 lê: um sexto avos

 (  ) Verdadeiro ( ) Falso

c) 38 lê: três oitavos




( x  ) verdadeiro     (   ) Falso

5- Resolva os exercícios do livro didático páginas 156 e 157.

Respostas:

Página 156

1 ) 34 três quartos

2) a) 15 maçãs    b) 5 maçãs    c) 10 maçãs     d) Resposta Pessoal

3)  5 carrinhos


Página 157


5)    a) 6 Goiabadas         b) 2 potes



HISTÓRIA

Capítulo 9 – Pessoas e lugares=

Pág. 98 e 99- A evolução dos centros urbanos da região das minas e seus conflitos.


  1. A extração de ouro

  2. (Resposta pessoal – sugestão) Vocês podem perguntar sobre como é a escola delas na Vila São José; o que aprendem é diferente do que vocês aprendem; e tantas outras perguntas.

  3. (Resposta pessoal – sugestão) Procure refletir sobre os problemas ambientais que temos em nossa cidade e escreva-os no caderno com sugestões de melhorias, isto é, o que se pode fazer.


Pág. 100 e 101 – Aprender Sempre

  1. A) Eram descendentes de africanos a maioria. O tipo de música que executavam eram peças musicais de clássicos de Mozart e Haendel.

B) Esses músicos tinham um papel na sociedade brasileira de tocar em festas oficiais e missas.

      2-  A) Um dos fatores é o preço muito alto cobrado pelos tropeiros que traziam os alimentos aos mineiros

            B) O produto mais caro era o boi de corte.

            C) Compraria em São Paulo 25 galinhas. 

            D) (Resposta pessoal – sugestão) Acreditamos que tenha preço mais alto dos produtos em Minas Gerais, pois os tropeiros iam buscar longe e aproveitavam que todos só estavam preocupados em minerar e não plantar para elevar os preços.

      3- O valor arrecadado deve ser utilizado na administração do governo e investido em áreas que atendam a população, garantindo-lhe direitos como saúde, educação, transporte, moradia, etc.

  1. A) (Resposta pessoal – sugestão) Cite os detalhes que você observou na obra e o que mais gostou.

B) (Resposta pessoal – sugestão) Se der procurem saber sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, da Lei Brasileira de Inclusão, os direitos garantidos por essas pessoas em acesso a educação, saúde e punições contra atitudes discriminatórias.



GEOGRAFIA  

Capítulo 10

Pág. 110 – Produção, circulação e consumo


  • (Resposta pessoal – sugestão) Registre suas próprias experiências, pois como você consome, suas mercadorias e como são compradas.

  • A foto mostra produtos feitos de poliéster, acrílico, algodão, lã, seda, etc.

  • (Resposta pessoal – sugestão) Escreva sobre o processo desde a indústria até os estabelecimentos comerciais, os meios de transportes utilizados e onde serão vendidos ( lojas, feiras, shopping e outros).


Pág. 111- A produção

  1. A) vidro

B) cana de açúcar


Pág. 112- Processo de fabricação


  1. (Resposta pessoal – sugestão) Não pois cada produto tem o seu processo de fabricação envolvendo desde o trabalho humano até os maquinários 

  2. A) (Resposta pessoal – sugestão) Observe que o verde escuro na legenda determina que foi a região de área mais plantada de cana de açúcar no Brasil.

B) É falsa, pois o Amapá tem menos de 1 hectare de acordo com sua cor verde clara na legenda do mapa.


Pág. 113 – A circulação de produtos


  1. Caminhão cegonha, que são grandes carretas.



                                                                            CIÊNCIAS

Capítulo 5- Atividade agrícola e ambiente


Pág.66 e 67

 Realizar a leitura do texto: Cuidados com o solo no ambiente agrícola e os tipos de solo.

Pág. 68 e 69

  1. a)  A foto da direita.

        b)  O solo ficou exposto pela retirada do vegetal original, o que possibilitou maior velocidade de escoamento da água das chuvas, favorecendo a erosão. Já o rio, pode ter recebido parte da terra erodida, diminuindo sua profundidade.


  1.  Anita está certa, pois a irrigação é um método utilizado para levar água para as plantas. Miguel descreveu a drenagem, que é um método usado para retirar o excesso de água do solo.

  2. F / V /V / F/ F

  3. a) Luca utiliza adubos sintéticos;

Luísa utiliza adubos orgânicos.

b)  Porque, por meio do processo de decomposição, os restos de plantas liberam no solo sais minerais que podem ser absorvidos pelas plantas.

     



Sem comentários: