GABARITO SEMANAL REF.: 28/09 A 02/10

 QUERIDOS ALUNOS E FAMÍLIAS- 

GABARITO DA SEMANA DE 28/09 A 02/10/2020

Esperamos que estejam curtindo as atividades preparadas com muito carinho pelos professores, confira as respostas e revisem para assim aprendermos muito mais. Não esqueçam as aulas síncronas estão cada vez melhor, vamos prestigiar e ter contato com os nossos colegas.

 Ah! Toda semana estarão disponíveis os gabaritos da semana anterior, para que possam fazer autocorreção das atividades com muita atenção.





PORTUGUÊS

Unidade 3 – Texto 1 “As estrelas nos olhos dos meninos” -  páginas 69 e 70.



Pág. 69:  Separação de sílabas das palavras em destaque:


1-) a-) Separação de sílabas das palavras em destaque: in--ge-na   /    fa--lias /    re-u-ni-am  /   es-quen-tar   /  co-mer    

     b-) Sílaba tônica de cada palavra acima: dí  -  mí   -   ni    -   tar   -   mer


2-) Posição das sílabas tônicas:

ANTEPENÚLTIMA SÍLABA

PENÚLTIMA SÍLABA

ÚLTIMA SÍLABA

Indígena

Famílias

Esquentar

                                                                  

Reuniam

Comer


Pág. 70: 


3-) a-). Circular as oxítonas acentuadas: MARACUJÁ, CHAMINÉ, NINGUÉM, ARMAZÉNS, CRACHÁS, AGOGÔS, JILÓS, ATRAVÉS, IPÊS, METRÔ, CARATÊ, PALETÓ.

     b-) Devem ser acentuadas graficamente, as oxítonas terminadas em: a, as, e, es, o, os, em, ens.


4-) Nomes das figuras geométricas:  a-) triângulo   b-) retângulo    c-) círculo

        Elas têm em comum que: Todas essas palavras são proparoxítonas e todas são acentuadas.


5-) a-) Sábado        b-) Satélite         c-) Máscara


6-) TODAS as palavras proparoxítonas são ACENTUADAS GRAFICAMENTE.





MATEMÁTICA











Página 161


9-

a) _____________________________________________

     0            ¼                  ½                  ¾                       1 




  

b) _______________________________________________________________

     0                     2                            5                   7                  9                    1 

                           10                           10                10                 10



10-

a(x) maior que    7  da barra lilás e menor que 5  da barra laranja.

                            10                                              6





HISTÓRIA


Pág. 102 – Café um novo cultivo


  • Um grão de café

  • Etapas são: a colheita, a secagem, o processo de tirar a casca, a etapa de peneirar os grãos e ventila-los e o ensacamento.

  • No início eram os africanos escravizados. O café era levado da fazenda para o porto do Rio de Janeiro.

  • (Resposta pessoal – sugestão) Vocês poderiam colocar que ele chegou em outro país e viveu grandes aventuras, relate o que ele conheceu fora do Brasil.

  • (Resposta pessoal – sugestão) Vocês poderão relatar o gosto de vocês e contar se na sua casa consomem café.




Pág. 104 – A expansão das lavouras de café


2- O café iniciou sua plantação em 1.850 na região do Vale do Paraíba e expandiu de 1.850 a 1.900 para a região Centro norte de São Paulo (Campinas, Limeira, Rio Claro, São Carlos, Araraquara, Ribeirão Preto e Catanduva); e também no Oeste Paulista 1.900 a 1.950 (São José do Rio Preto, Presidente Prudente).

3- Nossa região era muito fria e não houve muito interesse em lavouras de café.






Pág. 105 – Do Vale do Paraíba para o Oeste Paulista.


4-O café foi “marchando” de uma área para outra em virtude do esgotamento do solo do Paraíba e porque foram encontradas extensas, áreas com solo fértil para o cultivo do café em outras regiões, como o Oeste Paulista e norte do Paraná.

5-A) (Resposta pessoal – sugestão) Os homens negros são escravizados e trabalham na derrubada de árvores, possivelmente para preparar o terreno para o plantio. Eles são vigiados por dois homens brancos.

B) Não há necessidade de fazer.




GEOGRAFIA  


Pág. 114 – A circulação de consumo


     2-  A) Caminhão (transporte rodoviário), trem (transporte ferroviário) e embarcações/ navio (transporte hidroviário).

          B) Para atender ao mercado consumidor interno.

          C) Mostra que a relação campo/cidade, ocorre desde o transporte, armazéns de armazenamento, agroindústria, mercado interno e sempre um dependendo do outro.


Pág. 115 – Ícones e Linhas



  1.           T-   Terminal ferroviário

                     T-   Terminal transbordo rodo-hidroviário

                      P- Porto

                      


  Porto

  1. Ferroviário


Pág. 116 – Leitura-  A comercialização e o consumo


Pág. 117 – Mercado de Trabalho e Consumo


  1. A) (Resposta pessoal – sugestão) Olhar a história em quadrinhos e observar que a propaganda é que tenta fazer você comprar.

B) (Resposta pessoal – sugestão) Você pode dizer que o consumismo é importante, mas deve ser consciente, devemos comprar aquilo que realmente necessitamos e não comprar o desnecessário.


  1. A) Taciana não tem rendimentos suficientes para comprar itens para seu lar porque está desempregada há quase três anos.

B) Vendendo mini pizza, fazendo faxinas e trabalhando como recepcionista em eventos.





CIÊNCIAS 

 

 

Pág. 84-

● R:Os animais são: sapo A, lagarta B, serpente C, coruja D e   lagarto E.

● R: Podemos dizer que é difícil visualizar porque eles se confundem com o ambiente em que vivem.

● R: Favorece, pois assim eles se confundem com o ambiente, ficando imperceptíveis aos animais que os caçam (seu predador) e aos que eles caçam (suas presas), com exceção da lagarta que é herbívora.

● R: Resposta pessoal. Ou podemos citar a velocidade para a fuga do predador, estruturas para lutar pela sobrevivência, a presença de veneno, garras, espinhos, mudança de cor, de forma como bola, inchar, de aparência como pedra, galhos, folhas e árvores,

entre outras.

 

Pág. 86-

● R: 1) O lobo-guará é um animal onívoro, pois se alimenta de diversos tipos de frutos e pequenos animais, como ratos, tatus, serpentes e insetos.

 

 Pág. 87-

● R: 1) Podemos dizer que ao inflar-se o baiacu parece ser maior e pode ferir o predador que se aproxima dele.

 

 Pág. 88 e 89-

  1) 

Quadro 1, Uma rã

●    Quadro 2, uma larva da mariposa

●    Quadro 3, um gafanhoto

●    Quadro 4, o pássaro Urutau

2) Resposta pessoal.

 

● Pode se dizer que cada um é adequado a determinado ambiente. A pele colorida em verde, por exemplo, camufla melhor em ambiente com vegetação verde; já a pele acinzentada se confunde com as

rochas; a pele amarelada com manchas pretas se confunde com a vegetação rasteira seca; pele listrada dá a impressão de movimento e de maior quantidade (bandos)


Sem comentários: