QUERIDOS ALUNOS E FAMÍLIAS-
GABARITO DA SEMANA DE 28/09 A 02/10/2020
Esperamos que estejam curtindo as atividades preparadas com muito carinho pelos professores, confira as respostas e revisem para assim aprendermos muito mais. Não esqueçam as aulas síncronas estão cada vez melhor, vamos prestigiar e ter contato com os nossos colegas.
Ah! Toda semana estarão disponíveis os gabaritos da semana anterior, para que possam fazer autocorreção das atividades com muita atenção.
PORTUGUÊS
Unidade 3 – Texto 1 “As estrelas nos olhos dos meninos” - páginas 69 e 70.
Pág. 69: Separação de sílabas das palavras em destaque:
1-) a-) Separação de sílabas das palavras em destaque: in-dí-ge-na / fa-mí-lias / re-u-ni-am / es-quen-tar / co-mer
b-) Sílaba tônica de cada palavra acima: dí - mí - ni - tar - mer
2-) Posição das sílabas tônicas:
Pág. 70:
3-) a-). Circular as oxítonas acentuadas: MARACUJÁ, CHAMINÉ, NINGUÉM, ARMAZÉNS, CRACHÁS, AGOGÔS, JILÓS, ATRAVÉS, IPÊS, METRÔ, CARATÊ, PALETÓ.
b-) Devem ser acentuadas graficamente, as oxítonas terminadas em: a, as, e, es, o, os, em, ens.
4-) Nomes das figuras geométricas: a-) triângulo b-) retângulo c-) círculo
Elas têm em comum que: Todas essas palavras são proparoxítonas e todas são acentuadas.
5-) a-) Sábado b-) Satélite c-) Máscara
6-) TODAS as palavras proparoxítonas são ACENTUADAS GRAFICAMENTE.
MATEMÁTICA
Página 161
9-
a) _____________________________________________
0 ¼ ½ ¾ 1
b) _______________________________________________________________
0 2 5 7 9 1
10 10 10 10
10-
a(x) maior que 7 da barra lilás e menor que 5 da barra laranja.
10 6
HISTÓRIA
Pág. 102 – Café um novo cultivo
Um grão de café
Etapas são: a colheita, a secagem, o processo de tirar a casca, a etapa de peneirar os grãos e ventila-los e o ensacamento.
No início eram os africanos escravizados. O café era levado da fazenda para o porto do Rio de Janeiro.
(Resposta pessoal – sugestão) Vocês poderiam colocar que ele chegou em outro país e viveu grandes aventuras, relate o que ele conheceu fora do Brasil.
(Resposta pessoal – sugestão) Vocês poderão relatar o gosto de vocês e contar se na sua casa consomem café.
Pág. 104 – A expansão das lavouras de café
2- O café iniciou sua plantação em 1.850 na região do Vale do Paraíba e expandiu de 1.850 a 1.900 para a região Centro norte de São Paulo (Campinas, Limeira, Rio Claro, São Carlos, Araraquara, Ribeirão Preto e Catanduva); e também no Oeste Paulista 1.900 a 1.950 (São José do Rio Preto, Presidente Prudente).
3- Nossa região era muito fria e não houve muito interesse em lavouras de café.
Pág. 105 – Do Vale do Paraíba para o Oeste Paulista.
4-O café foi “marchando” de uma área para outra em virtude do esgotamento do solo do Paraíba e porque foram encontradas extensas, áreas com solo fértil para o cultivo do café em outras regiões, como o Oeste Paulista e norte do Paraná.
5-A) (Resposta pessoal – sugestão) Os homens negros são escravizados e trabalham na derrubada de árvores, possivelmente para preparar o terreno para o plantio. Eles são vigiados por dois homens brancos.
B) Não há necessidade de fazer.
GEOGRAFIA
Pág. 114 – A circulação de consumo
2- A) Caminhão (transporte rodoviário), trem (transporte ferroviário) e embarcações/ navio (transporte hidroviário).
B) Para atender ao mercado consumidor interno.
C) Mostra que a relação campo/cidade, ocorre desde o transporte, armazéns de armazenamento, agroindústria, mercado interno e sempre um dependendo do outro.
Pág. 115 – Ícones e Linhas
T- Terminal ferroviário
T- Terminal transbordo rodo-hidroviário
P- Porto
Porto
Ferroviário
Pág. 116 – Leitura- A comercialização e o consumo
Pág. 117 – Mercado de Trabalho e Consumo
A) (Resposta pessoal – sugestão) Olhar a história em quadrinhos e observar que a propaganda é que tenta fazer você comprar.
B) (Resposta pessoal – sugestão) Você pode dizer que o consumismo é importante, mas deve ser consciente, devemos comprar aquilo que realmente necessitamos e não comprar o desnecessário.
A) Taciana não tem rendimentos suficientes para comprar itens para seu lar porque está desempregada há quase três anos.
B) Vendendo mini pizza, fazendo faxinas e trabalhando como recepcionista em eventos.
CIÊNCIAS
Pág. 84-
● R:Os animais são: sapo A, lagarta B, serpente C, coruja D e lagarto E.
● R: Podemos dizer que é difícil visualizar porque eles se confundem com o ambiente em que vivem.
● R: Favorece, pois assim eles se confundem com o ambiente, ficando imperceptíveis aos animais que os caçam (seu predador) e aos que eles caçam (suas presas), com exceção da lagarta que é herbívora.
● R: Resposta pessoal. Ou podemos citar a velocidade para a fuga do predador, estruturas para lutar pela sobrevivência, a presença de veneno, garras, espinhos, mudança de cor, de forma como bola, inchar, de aparência como pedra, galhos, folhas e árvores,
entre outras.
Pág. 86-
● R: 1) O lobo-guará é um animal onívoro, pois se alimenta de diversos tipos de frutos e pequenos animais, como ratos, tatus, serpentes e insetos.
Pág. 87-
● R: 1) Podemos dizer que ao inflar-se o baiacu parece ser maior e pode ferir o predador que se aproxima dele.
Pág. 88 e 89-
1)
Quadro 1, Uma rã
● Quadro 2, uma larva da mariposa
● Quadro 3, um gafanhoto
● Quadro 4, o pássaro Urutau
2) Resposta pessoal.
● Pode se dizer que cada um é adequado a determinado ambiente. A pele colorida em verde, por exemplo, camufla melhor em ambiente com vegetação verde; já a pele acinzentada se confunde com as
rochas; a pele amarelada com manchas pretas se confunde com a vegetação rasteira seca; pele listrada dá a impressão de movimento e de maior quantidade (bandos)
Sem comentários:
Enviar um comentário