QUERIDOS ALUNOS E FAMÍLIAS-
GABARITO DA SEMANA DE 13/07 A 17/07/2020
Esperamos que estejam curtindo as atividades preparadas com muito
carinho pelos professores, confira as respostas e revisem para assim
aprendermos muito mais. Ah! Toda semana estarão disponíveis os gabaritos da
semana anterior, para que possam fazer autocorreção das atividades com muita
atenção.
PORTUGUÊS
Abaixo estamos fazendo as correções do Livro didático de português – Unidade 1 – Texto 2 - Páginas 27, 28 e 29, referentes
a semana de 13 a 17.07.2020.
Esperamos que façam as conferências dessas
páginas e corrijam caso tenha ocorrido alguns equívocos.
Pagina
27
4-) Sublinhar palavra: -Sinto muito, amigo,
mas estou faminta e você será meu almoço.
Por que o uso dessa palavra
é irônico? Resp. Porque, se a onça realmente considerasse o
lenhador seu amigo, não o
comeria no almoço.
5-) Personagens protagonistas e antagonistas:
a-) Protagonistas: O
lenhador e o tatu / Antagonista: a onça.
b-) A personagem mais esperta
foi o TATU.
c-) A esperteza dessa
personagem foi pedir à onça que voltasse a sua posição de armadilha.
d-) A outra personagem que
mostrou esperteza no conto foi a ONÇA.
e-) A esperteza dela foi que
enganou o lenhador dizendo que não o devoraria se ele a
soltasse.
6-) Relação de cada personagem à ação praticada:
Pagina
28
7-) A onça usou o argumento de que ela era um
animal que comia carne e que estava apenas seguindo os seus instintos.
8-) O lenhador usou o argumento de que a onça
era ingrata e que, como não chegavam a um acordo, teriam que chamar um juiz
para decidir a contenda.
Obs.: significado de contenda: Ação ou
efeito de contender, de brigar, de altercar; briga.
Circunstância em que ocorre conflitos; discussão: contenda de vizinhos.
Situação em que há violência, luta, combates armados etc.; guerra.
Circunstância em que ocorre conflitos; discussão: contenda de vizinhos.
Situação em que há violência, luta, combates armados etc.; guerra.
9-) A frase que demonstra a
esperteza do tatu para convencer a onça a voltar para a armadilha é:
10-) Desfecho da história:
A onça cai na esperteza do
tatu e volta para a armadilha, tornando-se novamente uma prisioneira. (Obs. Respostas aproximadas poderão ser
consideradas também).
11-) De olho na imagem: Relendo um trecho do texto.
a-) A palavra que se
repete é: Eternamente
b-) A
intenção do autor de repetir essa palavra três vezes foi com a intenção de
mostrar que a onça falou muito e insistiu bastante até convencer o lenhador de
que não o devoraria.
Pagina
29
12-) Resposta pessoal do aluno.
13-) Resposta pessoal do aluno.
14-) Resposta pessoal do aluno.
MATEMÁTICA
PÁGINA 30
1-
A-
O ATLETISMO
B-
EM 2017
C-
A GINÁSTICA
D-
*400
*AUMENTARAM
*IGUALOU
* DOBRO
PÁGINA 31
2-
A)
A CARDIOLOGIA. A ORTOPEDIA.
B)
A OFTAMOLOGIA.
C)
46.000 CONSULTAS.
D)
RESPOSTA PESSOAL.
E)
RESPOSTA PESSOAL.
F)
RESPOSTA PESSOAL.
PÁGINA 32
1-
CENTENA -
UNIDADE DE MILHAR - DEZENA - DEZENA DE MILHAR
2-
A-
4 2 1 9 5
B-
42.195 = 40.000 + 2.000 + 100 + 90 +
5
C-
EXEMPLO DE ARREDONDAMENTO PARA A
DEZENA DE MILHAR MAIS PRÓXIMA : 42.000
3-
A-
V
B-
V
C-
V
D-
F
PÁGINA 33
4-
A-
ADRIANA, MARCOS E JAIME.
B-
2.112 VOTOS.
5- RESPOSTAS
POSSÍVEIS: 57.423; 53427; 50423; 50.427.
HISTÓRIA
NO APRENDER SEMPRE, FIZEMOS A RECAPITULAÇÃO DE
TODO O CAPÍTULO 7. ESPERO QUE TENHAM ENTENDIDO UM POUCO MAIS SOBRE OS TRABALHOS
DA ÉPOCA COLONIAL.
PÁG. 78
1-
A – BOLAS DE COSTURAR, CONSIDERADA APOIO.
B – AGULHA.
C – AGULHEIRO, TUBO PARA GUARDAR AGULHAS.
D – DEDAL.
E – ALFINETEIRO
2-
INTERPRETANDO O TEXTO LIDO.
A – OS MASCATES
ATENDIAM OS FAZENDEIROS E COLONOS DAS PROVÍNCIAS COM SEUS PRODUTOS TRAZIDOS DA
EUROPA, COMO EXEMPLO PODEMOS CITAR FERRAMENTAS, TECIDOS, ETC.
B- HOJE EM DIA
OS MASCATES ATENDEM MAIS AS POPULAÇÕES RIBEIRINHAS E VILAREJOS MAIS AFASTADOS
DOS GRANDES CENTROS. SEUS PRODUTOS SÃO A MAIORIA INDUSTRIALIZADOS.
PÁG. 79
3 –
INTERPRETANDO O TEXTO LIDO.
A - SEGUNDO ANTONIL, PORQUE OS INDÍVIDUOS QUE
OCUPAVAM ESSA POSIÇÃO DE SENHORES DE ENGENHO, ERAM SERVIDOS, OBEDECIDOS E
RESPEITADOS; SUA POSIÇÃO ERA QUASE EQUIVALENTE À DOS NOBRES DA Europa.
B – DE ACORDO
COM ANTONIL, O SENHOR DE ENGENHO ERA PODEROSO DEVIDO À RIQUEZA PRODUZIDA NO
ENGENHO, POR SUA INFLUÊNCIA DIRETA NO GOVERNO E PORQUE DELE DEPENDIAM DIVERSOS
TRABALHADORES, TANTO ESCRAVIZADOS COMO LIVRES.
4 – RESPOSTA
PESSOAL DE PESQUISA QUE MOSTRA QUE HOJE EM DIA OS TRABALHADORES TEM LEIS QUE OS
PROTEGE, A CLT (CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS), QUE RECONHECE OS DIREITOS
DOS TRABALHADORES E GARANTEM DIGNIDADE À TODOS.
GEOGRAFIA
PÁG. 87 - EXTRATIVISMO
1 -
A –
EXTRATIVISMO ANIMAL (PESCA).
B – ELE É UM
FISCAL FLORESTAL, ELE TEM O PAPEL DE VERIFICAR SE AS PESSOAS ESTÃO PESCANDO DE
ACORDO COM A LEI DO LOCAL, SE ESTÃO UTILIZANDO OS EQUIPAMENTOS CORRETOS DE
PESCA, NÃO ESTÃO PESCANDO EM REGIÕES DE DESOVA.
PÁG. 88 – APRENDER SEMPRE
1 –
A – NO CAMPO
B – TRADICIONAL
C – O TERMO MECANIZADA DEVE SER SUBLINHADO
D¹ - ESSAS ATIVIDADES DE PECUÁRIA E AGRICULTURA
SÃO REALIZADAS NO CAMPO E FORNECEM MATÉRIA PRIMA PARA OUTRA ATIVIDADE, COMO
PARA AS INDÚSTRIAS QUE PROCESSAM E ENVIAM PARA O COMÉRCIO PARA SEREM VENDIDAS
AO CONSUMIDOR.
D² - NO
MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO TEMOS MUITAS ATIVIDADES ECONÔMICAS, MAS AS PRINCIPAIS
SÃO AS INDÚSTRIA E O COMÉRCIO.
PÁG. 89 –
2 –
INTERPRETANDO O TEXTO.
A – OS BÓIAS
FRIAS UTILIZAM TÉCNICAS TRADICIONAIS, SEM OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS MODERNOS E
MAIS RECENTES.
B¹ - RESPOSTA
PESSOAL QUE DEVE SER ENTENDIDA QUE É EXAUSTIVO O TRABALHO NA COLHEITA DE CANA
DE AÇÚCAR E QUE EXISTEM LEIS HOJE EM DIA QUE PROTEGEM A CRIANÇA DO TRABALHO
ANTES DOS 14 ANOS.
B² - RESPOSTA
PESSOAL QUE MOSTRE SEU ENTENDIMENTO E SENTIMENTO EM RELAÇÃO A ESSE TRABALHO.
B³ - RESPOSTA PESSOAL EM
QUE VOCÊ CONSIGA REFLETIR SOBRE OS DIREITOS QUE O CIDADÃO TEM E QUE DEVEMOS
VALORIZAR E RESPEITAR. SABEMOS QUE HOJE EM DIA OS DIREITOS A EDUCAÇÃO E LAZER
SÃO MAIS RESPEITADOS E DEVEMOS MUITO AS LEIS QUE NOS PROTEGE E A TECNOLOGIA QUE
MECANIZANOU AS COLHEITAS
CIÊNCIAS
PÁGINA
26:
A) AS PLANTAS PRODUZEM O
PRÓPRIO ALIMENTO POR MEIO DA FOTOSSÍNTESE, E OS FUNGOS, NÃO.
B) UM EXEMPLO, É QUE
AMBOS SE REPRODUZEM.
|
PÁGINA
27:
A) RESPOSTA PESSOAL.
B) SE VOCÊ JÁ VIU, OS
ALIMENTOS APODRECIDOS, ELES TEM SUAS CARACTERÍSTICAS ALTERADAS COMO:
(O CHEIRO, A COR, A
FORMA, ETC.) CONFORME SE DECOMPÕEM.
|
PÁGINAS
28 E 29:
REALIZAR A LEITURA DO TEXTO: OS ECOSSISTEMAS
:A VIDA NO AMBIENTE
1) RESPOSTA: SIM, OS
COMPONENTES NÃO VIVOS DO AMBIENTE, COMO A ÁGUA, TAMBÉM FAZEM PARTE DO
ECOSSISTEMA.
2) A FIGURA B, PORQUE
MOSTRA UM AQUÁRIO COM CONDIÇÕES MAIS PARECIDAS COM AS DO ECOSSISTEMA NATURAL
DA TARTARUGA-TIGRE-D’ÁGUA.
3) RESPOSTA PESSOAL. E O
CORRETO MENCIONAR QUE OS ECOSSISTEMAS DIFEREM QUANTO AO CLIMA, A ABUNDANCIA
DA ÁGUA, E AOS SERES VIVOS, PRESENTES NELES.
|
.
Sem comentários:
Enviar um comentário