14/10 - SEMANA DA CRIANÇA - ATIVIDADES DIVERSIFICADAS

 


OLÁ ALUNO! ESTA SEMANA IREMOS COMEMORAR A SEMANA DA CRIANÇA. PORTANTO,  RESOLVEMOS FAZER ATIVIDADES DIFERENCIADAS E MAIS DIVERTIDAS. QUE TAL COMEÇARMOS CONHECENDO UM POUCO MAIS DE VOCÊ. VOCÊ PODERÁ RESPONDER EM SEU CADERNO OU SE IMPRESSA NA PRÓPRIA FOLHA.












Hoje vamos conhecer a história que a professora contou na aula síncrona.


    Em seguida, iremos escrever a história como sendo um personagem narrador. Se tiver oportunidade assista novamente a história em vídeo https://youtu.be/wNMSVdu2xVI

    Não tenho nada contra os adultos, mas eles bem que podiam dar um tempo. Sair de férias. Ir pro espaço. Conhecer Saturno, Urano, Plutão... As crianças ficariam aqui, na Terra, tomando conta de tudo. Naturalmente, as coisas voltariam aos seus lugares. Uma pequena mostra do que seria o reino desses pequenos governantes está neste livro, aprovado e assinado por algumas dessas 'autoridades' de vários países. Se você for uma criança, com certeza vai se deliciar. Se for um adulto, pode sentir uma incômoda vontade de fazer as malas...' - Marcelo Xavier. (Palavras do autor).


-TEXTO BASEADO NO LIVRO ACIMA – 

(Escrito por professora Marilda Marson)

    Se criança governasse o mundo é uma história de Marcelo Xavier. Ele fez essa história pensando justamente na pureza, na inocência e na forma natural que as crianças resolvem todo e qualquer problema.
    Vamos iniciar a história pelo começo ou pelo fim? Brincadeirinha...
    Se criança governasse o mundo... Problemas não existiriam, pois para tudo haveria solução.
    O Trânsito seria uma maravilha, carros, motos e todos os transportes saberiam os caminhos sem se empurrar.
    As guerras seriam proibidas, e todos viveriam felizes para sempre (frase de final de história de criança).
    Os bancos dariam dinheiro à todos, afinal o dinheiro era só recortar do papel e pronto.
    Alimentos a gente acharia em qualquer lugar rua de frutas, praça com horta e suco a vontade em toda esquina.
    As casas seria do jeitinho que criança gosta, só teria coisas boas e muito carinho.
    As comunicações e tecnologias seriam para todos e só teriam coisas boas para se mostrar.
    Nos hospitais as receitas e remédios sempre seriam prioridade, mas nada de amargo, tudo docinho.
    A tristeza tinha que ser respeitada, mas logo passava e a alegria chegava.
    Da natureza ninguém judiava, afinal ela só nos faz o bem.
    Os animais seriam todos amigos e todos vegetarianos.
    As águas dos rios e oceanos seriam tão limpas que os peixes até sorriam.
    Os comércios, as indústrias e os transportes tudo seria a base de troca. Troco meu boné por um passeio até o Japão.
    O juiz decidiria as desavenças com castigos bem legais “três dias sem videogames”.
    Todo dia e toda hora ouviríamos lindas músicas.
    As crianças todas nasceriam lendo e escrevendo e indo à escola para aprender sempre mais.
    O trabalho você escolheria e ganharia um belo salário.
    Voar de avião, construir castelo no chão, pintar e bordar a vontade, pois se criança governasse o mundo, sabe o que a Terra seria? Uma bola de Brincar. 









EMEB. EST. FLAMINIO ARAUJO DE CASTRO RANGEL. DATA _____/_____/2020.

NOME____________________________________________________ 4ºANO ______________


    Criar, imaginar, inventar, é fazer do nada alguma coisa que nós queremos, que nós desejamos muito.
    Dê asas a sua imaginação, agora é sua vez. Produza um texto como se você fosse a criança que iria governar o mundo. Como seria? Só você poderia dizer.

    Obs.: Se puder imprima a folha, senão pode fazer numa folha de caderno, bem caprichado, pinte e desenhe seu mundo e em seguida fotografe e envie pelo whatsapp.

        
_______________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________








Vamos ler esse poema?



“Ser criança” 

– Tatiana Belinky –



Ser criança é dureza

Todo mundo manda em mim

Se pergunto o motivo,

Me respondem “porque sim”.


Mafalda se equilibrando sobre globo terrestreIsso é falta de respeito,

“Porque sim” não é resposta,

Atitude autoritária

Coisa que ninguém gosta!


Adulto deve explicar

Pra criança compreender

Esses “podes” e “não podes”,

Pra aceitar sem se ofender!


Criança exige carinho,

E sim! Consideração!

Criança é gente, é pessoa,

Não bicho de estimação!





1 – O título do poema é “Ser criança”. Para você, o que é ser criança?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2 – Na opinião da autora, ser criança é “dureza”. Que outras palavras podemos usar com o mesmo significado?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________



3 - Na terceira estrofe, a autora fala sobre os “podes” e “não podes” que os adultos devem explicar. Resolva o enigma a seguir para descobrir o que são os “podes” e “não podes”:










RESPOSTA: ___________________________________________________________________




4 – Encontre abaixo os quatro pares de rimas do poema. Vou dar a dica do primeiro: MIM e SIM.



A

F

R

A

A

E

S

T

I

M

A

Ç

Ã

O

X

C

G

T

G

W

T

G

E

S

D

C

L

E

A

E

A

S

I

J

K

R

A

T

S

O

G

D

U

I

C

O

M

P

R

E

E

N

D

E

R

S

Y

O

P

P

P

D

E

F

U

D

O

I

A

F

H

J

K

S

I

M

S

A

E

Y

N

C

S

T

N

R

D

E

D

F

G

H

I

J

K

E

L

H

O

T

S

R

I

D

K

T

G

N

B

A

F

B

O

Ã

Ç

A

R

E

D

I

S

N

O

C

B

O

A

E

I

B

T

D

E

C

V

M

I

M

N

M




5 – Ilustre o poema da forma como você quiser, pode ser uma tirinha, um desenho para cada estrofe ou um grande desenho abordando todas as ideias.














Sem comentários: