GABARITO
DA SEMANA DE 03/08 A 10/08/2020
Esperamos que estejam
curtindo as atividades preparadas com muito carinho pelos professores, confira
as respostas e revisem para assim aprendermos muito mais.
Ah! Toda semana estarão disponíveis os
gabaritos da semana anterior, para que possam fazer autocorreção das atividades
com muita atenção.
PORTUGUÊS
Unidade 2 – Texto: 1 “Pra dar no pé” -
Páginas 38, 39, 40, 41 e 42
Pág. 38 e 39:
Apenas era para observar bem o título e as imagens do texto “Pra dar no
pé” e imaginar do que ele se tratava. Analisar as ilustrações para ajudar na
antecipação do assunto que a história iria abordar permitindo que vocês
pudessem explorar sua imaginação fazendo uso de significados de acordo com os
conhecimentos que vocês já têm.
Após essa observação, era para ler a história “Pra dar no pé” com
atenção e descobrindo os significados de palavras desconhecidas por você.
Pág. 39: “Tantas Palavras”:
- O
que dizer papagaio de seda? E rabiola?
Resposta:
Papagaio ou pipa feito com papel de seda para colocar no ar.
Resposta:
Rabo ou calda de papagaio de
papel.
- O que significa a
palavra “BOATO”:
Resposta: Significa mexerico, fofoca, comentários que necessariamente
não sejam verdadeiros.
- Encontre no texto
outra palavra que tem o mesmo significado de BOATO.
Resposta: Fofoca.
Pág. 40:
1-)
a) b) c) d) e)
Era somente para refletir sobre a história. (Pessoal)
Obs. Não era necessário responder essas questões acima, elas deveriam
ser desenvolvidas apenas oralmente como uma forma de ajudar na interpretação do
texto “Para dar no pé”.
2-)
x
Achei um absurdo! Será? Os bichos
ficariam sem lar, o ar sem oxigênio e eu sem minhas mangas! Ora, onde já se viu
um negócio desses?!
Pág. 41:
3-). Resposta:
As palavras “eu” e “Minhas” deixam claro que é a personagem que está contando a
história.
4-) Resposta: Dona
Tina e a turma de amigos do narrador.
5-) Resposta: Dona
Tina era generosa. No início do conto, o
narrador informa que ela distribuía mangas pela vizinhança. (Obs. será considerada outra resposta desde
que esteja dentro desse contexto).
6-) Resposta: Os
bichos ficariam sem lar; o ar, sem oxigênio; e ele, sem as mangas.
7-) Resposta: Porque,
além de mobilizar muita gente contra ela, ele a criticou sem se preocupar em
verificar o que, de fato, ela pensava em fazer. (obs. será considerada outra
resposta desde que esteja dentro desse contexto).
Pág. 42:
8-)
a-) Resposta: Veja que vexame.
b-) Resposta: O ato prejudicou a quem o
praticou.
c-) Resposta: Fazer uma grande confusão.
d-) Resposta: Dar um tapa na orelha.
e-) Resposta: Onde já se viu acontecer
algo parecido? / Como é possível isso acontecer?
9-) Resposta:
x x
Divertido informal
10-) a-) b-)
- Respostas pessoais
MATEMÁTICA
Unidade
4 - Multiplicação e Divisão.
Pág. 88
-
Em cada vaso amarelo há 12 rosas.
-
No total há 72 rosas (6 x 12 ou 12 + 12 + 12 + 12 + 12 + 12).
Pág. 89
- Há 11 vasos de orquídeas na barraca.
Dividindo por 5, temos 2 e resto 1. Cada tia receberá 2 vasos e sobrará 1 vaso.
Pág. 90
1- a- 15 reais b- 25 reais
2- a- 64 casas b- resposta pessoal
3- a- 6 formas. B- 3 x 2 = 6 ou 2 x 3 = 6
Pág. 91
4- a- 20 reais
b- 30 reais
c-
exemplo de resposta: 4 reais
d- exemplo de resposta: sábado: 24
reais (6 x 4); ontem: 36 reais (9 x 4)
5 –
6-
4 x 4 = 16; 16 selos.
HISTÓRIA
Esta semana não temos
correção de História, pois fizemos uma interpretação de texto da Cora Coralina e pedi uma produção do
trabalho que você faz na sua casa. Você colocou no caderno sua rotina em texto?
Espero que em breve possamos conversar sobre essa produção do caderno.
GEOGRAFIA
Capítulo 8 – Técnicas
de produção e as indústrias e o meio ambiente – págs. 93 à 95
Pág. 93
3- As fotos mostram
que, no passado, a indústria automobilística empregava mais trabalhadores na
linha de produção de veículos e que, atualmente, a produção é robotizada, e,
portanto, demanda um menor número de operários.
4- a- Resposta
pessoal, mas poderíamos pensar que para se qualificarem os operários teriam que
ter acesso à educação e a formação técnica. Para isso que as escolas e
universidades são tão importantes.
b- Resposta pessoal, mas poderíamos
refletir sobre o fato das pessoas não terem às vezes oportunidade de se
qualificar profissionalmente por razões econômicas, sociais e políticas.
Pág. 94
5- A reciclagem
aproveita materiais que a princípio seriam descartados como lixo – por exemplo,
garrafas de plástico e objetos de papel – para fabricar novos produtos.
Pág. 95
1-
Quanto
maior o círculo, maior a quantidade de indústrias em cada local.
2-
Enquanto
o mapa desta página representa a localização e a quantidade de indústrias de
uma região, o mapa da página 22 mostra a localização e extensão das terras
indígenas. Um mapa mostra em forma de círculo onde há mais indústrias e o outro
mapa em forma de manchas para demarcar as terras indígenas. Observe os dois
mapas e veja mais diferenças.
CIÊNCIAS
Capítulo 3 – Biomas
brasileiros I – págs. 34 a 39
Pág. 34
v
Podemos citar como diferença que uma
imagem representa a mata de várzea na floresta Amazônica e a outra a Caatinga
em período de seca.
v
Resposta pessoal observando se já
conheceu lugares parecidos com os das imagens.
Pág.38
1- Poderíamos
responder que o poema cita ser importante levar lanche na mochila e um mapa.
Pág.39
2-
A- A
área ocupada pela Mata Atlântica diminui muito ao longo do tempo, em razão de
atividades humanas, como desmatamento, construção de cidades, estradas e
plantações.
B- Para
garantir a sobrevivência de espécies que vivem no local, evitar o deslizamento
de encostas e preservar nascentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário