Na página 94, perceberemos que a mineração foi o foco mais importante. Isso fez aumentar o número de pessoas nas cidades que tinham o minério como fonte de renda e assim, houve falta de alimentos por conta ausência de mão de obra agrícola.
Mão de obra escrava na mineração
Na página 95 e 96, o período é o colonial nas minas, e todo o minério tinha que ser levado às casas de Fundições portuguesas que cobravam impostos altíssimos para o enriquecimento da coroa portuguesa. Observem que até hoje, há diversos impostos. Procure conversar com um adulto e pergunte quais impostos pagamos hoje em dia.
A página 97, traz a história de alguns colonos mineiros descontentes com os impostos cobrados pela coroa portuguesa e iniciam um movimento contra esses impostos abusivos da coroa. Reflita sobre a diferença das palavras inconfidência e conjuração, que estão no livro em destaque.
No dicionário, pesquisei as palavras e veja o que define uma e outra. Depois de ler o significado das duas palavras, releia o texto e responda as perguntas b/c da atividade 6 desta página.
INCONFIDÊNCIA – Falta de fidelidade; deslealdade.
CONJURAÇÃO – Conspiração contra uma autoridade estabelecida.
Sem comentários:
Enviar um comentário