08/09 - 22 - EU BUSCO EXPLICAÇÕES


     Olá queridos alunos e familiares esta semana vamos trabalhar com o Livro Didático de Português Unidade 3“Eu busco explicações” -  páginas 60 e 61.


     Análise das imagens das páginas 60 e 61:

     Sobre o tema dessa imagem: É curioso como podemos perceber a misteriosa Natureza. Uma Natureza serena, clara e bela ao nosso redor. Olhar para o céu e sentir-se parte do Universo é uma experiência que pode despertar em nós grande interesse em buscar e descobrir diversas informações e explicações para responder muitas perguntas. Essas atitudes podem motivar e facilitar a compreensão do mundo em que vivemos e a curiosidade pelo desconhecido fará com que muitas outras respostas possam ser descobertas.


Página 61:


     Obs. Não será necessário responder as questões no livro didático, você apenas responderá as perguntas abaixo no caderno, combinado?


      Você já ouviu falar em Aurora Boreal? Leia o texto complementar abaixo.


Assista uma magnífica Aurora Boreal com um time especializado6 destinos para ver a Aurora Boreal | Blog MaxMilhas


     A aurora polar é um fenômeno composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares (com temperaturas baixas), em decorrência do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre. Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal (nome batizado por Galileu Galilei em 1619, em referência à deusa romana do amanhecer, Aurora, e Bóreas, deus grego, representante dos ventos nortes). 


     O fenômeno não é exclusivo somente ao planeta Terra, sendo também observável em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Saturno, Marte e Vênus. Da mesma maneira, o fenômeno não é exclusivo da natureza, sendo também reproduzível artificialmente através de explosões nucleares ou em laboratório.


     A aurora aparece tipicamente tanto como um brilho difuso quanto como uma cortina estendida em sentido horizontal. Algumas vezes são formados arcos que podem mudar de forma constantemente. Cada cortina consiste de vários raios paralelos e alinhados na direção das linhas do campo magnético, sugerindo que o fenômeno no nosso planeta está alinhado com o campo magnético terrestre. Da mesma forma a junção de diversos fatores pode levar à formação de linhas aurorais de tonalidades de cores específicas.



Fonte: Aurora polar – Wikipédia, a enciclopédia livre



      Lindas as imagens de Aurora Boreal, não é mesmo? Ela ocorre em regiões polares do nosso planeta e em outros planetas conforme texto informativo apresentado. Ela pode ser vista durante a noite ou no final da tarde, a olho nu. São luzes coloridas e brilhantes que se produzem devido ao contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta, geralmente nos meses de setembro a outubro e de março a abril, época de maior atividade das manchas solares.


      Após observarem as imagens das páginas 60 e 61, responda:


1-) Que lugar é esse?

     (     ) Uma cidade             (     ) Uma praia               (     ) Uma reserva indígena 


2-) O que as pessoas estão fazendo?

     (     ) Comendo                (    ) Admirando a Aurora Boreal             (     ) Fotografando

  

3-) Quais as características do lugar que aparece nas imagens?

     (     ) Local calmo, tranquilo, sereno bonito e pouco povoado.  

     (     ) Local agitado, com muitas cabanas, com árvores e muitas pessoas.


4-) Como se apresenta a temperatura nessas imagens?

     (     ) Amena            (     ) Quente               (     ) Fria 


5-) Como é a vegetação desse lugar apresentado? Identifique a alternativa que tem o texto que se enquadra corretamente nas imagens observadas no livro didático.

 

     (    ) A forma das árvores, evita que a neve se acumule e danifique as folhas. A flora é pouco diversificada devido às baixas temperaturas e devido à água congelada. Dessa forma a vegetação rasteira é pouco desenvolvida. Essas áreas geralmente não são exploradas pelos homens, pois as condições ambientais são adversas. Qualquer atividade de exploração pode causar diversos impactos negativos sobre esse Bioma.  


     (     ) A forma das árvores são muito diversificadas para que possam proteger o ambiente do calor. A flora é muito diversificada devido às temperaturas altas. A vegetação rasteira é muito desenvolvida por conta das altas temperaturas. O clima quente colabora para que a vegetação seja constantemente modificada e facilita o desenvolvimento de diversas outras vegetações.


6-) Você já tomou conhecimento desse fenômeno em algum lugar, em programas de TV, internet, fotos, revistas, exibição em planetário, entre outros?

     (     ) Sim                          (     ) Não                            (     ) Não me lembro


7-) Desde os tempos mais remotos a humanidade vem tentando desvendar os mistérios que o universo apresenta. Você já vivenciou um acontecimento que você teve vontade de explorar? É muito importante irmos em busca de explicações para compreendermos o mundo e o universo.


     (     ) Sim, já busquei informações       (     ) Não me interesso por essas questões 

     (     ) Gostaria muito, mas faltou oportunidade.  



Obs. Caso tenham interesse, podem pesquisar sobre homens e mulheres exploradores e suas descobertas, como Marco Polo, um dos grandes viajantes da Antiguidade, Jacque-Yves Cousteau, explorador que muito contribuiu com descobertas sobre o mundo subaquático e Fanny Bullock Workmann, que viajou durante dez anos de bicicleta, cartografando vales e geleiras.   


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