Queridas famílias e alunos
Segue abaixo o gabarito referente às páginas
dos livros trabalhadas na semana passada (29.06 a 03.07.2020). Vamos conferir
as respostas e esperamos que vocês as revisem e possam aprender muito mais. Ah!
E torcemos para que vocês possam ter acertado muitas questões, mas caso tenham
equívocos, agora é o momento de revê-los, está bem? Vamos conferir? Boa sorte!
Língua Portuguesa – Unidade
1
– Fonemas e Letras - Páginas 19, 20, 21 e 22.
Página
19
1-)
Leitura
da adivinha (Resposta: Falta a
letra “M”)
a-) Manta
b) juntar as letras “C” –
“J” – “S” à palavra “Anta”
c-) Canta – Janta – Santa
2-)
Menino: 6 letras – 6 fonemas
Frio: 4 letras – 4 fonemas
Calor: 5 letras – 5 fonemas
Escuro: 6 letras – 6 fonemas
Moradia: 7 letras – 7
fonemas
|
Página
20
3-)
Trocando
letras dos nomes (referência palavra: Gata)
PATA / MATA / LATA
a) Quatro letras – Quatro fonemas
b) Fonema / Fonema
4-)
Ler
as palavras de cada grupo.
a) A letra “H”
b) 5 Letras e 4 fonemas
c) Fonemas / Letras / Fonema
|
Página
22
3-) Leitura dos
verbetes: 1-Sede / 2-Sede (Som aberto
e Som fechado)
*Pela indicação dos verbetes: Como no verbete 2 aparece \ê\ (fechado) então conclui-se que o
verbete 1 é (Aberto).
4-) Relacionar as
palavras destacadas nas frases dos verbetes “Sede” 1 – “Sede” 2.
a) Verbete 2
b) Verbete 1
5-) Ler as palavras
em voz alta observando o som das vogais destacadas:
\é\ - \ê\ - \ó\ \ô\
Copo = \ó\ -
jegue = \é\ -
boca = \ô\
Peça = \é\ -
poste = \ó\ -
tese
= \é\
Coroa=
\ô\ - medo =
\ê\ - pera = \ê\
Fogo =
\ô\ - roda =
\ó\ - prego =
\é\
Mel = \é\ -
ovo = \ô\ -
pele = \é\
Bola = \ó\ -
mesmo= \ê\ - medida= \ê\
Velho = \é\ -
telha = \ê\ -
tijolo = \ô\
Moda = \ó\ -
Caverna= \é\ - pipoca = \ó\
|
Página
21 - Dicionário
– Indicação de Pronúncia
1-)
Leitura dos verbetes: Doutor – Exame – Plateia – Sorvete
– Taxi - Trânsito
2-)
Dicionário: Verbetes: Hexágono e Líquido
a) Pronúncia da palavra Hexágono:
Existem 3 pronúncias possíveis para a letra “X” da palavra “Hexágono” (Z,
CS ou GZ)
b) Pronúncia da palavra líquido:
Existem duas pronúncias possíveis das letras “QU” na palavra “Líquido” (QU
ou QÜ)
|
Matemática – Números e Comparações- Páginas 19, 20, 21 e 22.
Página 21
2-
A- 34.509
- trinta e quatro mil quinhentos e nove.
B- 20.735
– vinte mil setecentos e trinta e cinco.
C- 99.999
– noventa e nove mil novecentos e noventa e nove.
3-
23. 247 – vinte e três mil duzentos e
quarenta e sete.
4-
Alessandra.
Página 22
1-
-tanto 30.056 como 31.120 têm ___3___ dezenas de milhar.
-30.056 tem ____0___unidade de milhar, e
31.120 tem ____1___ unidade de milhar.
- concluir que 30.056 é ____menor____que
31.120.
2-
A)
f)
Página 23
3-
A) janeiro b) menos
4-
A) maior:
barra, na Bahia; menor: Tupanciretâ, no Rio Grande do Sul.
B) Tupanciretâ.
C) resposta
pessoal
Página 24
1-
A) Denilson;
Valter. 900
B) Bernardete;
Helena. 1.000 e 2.000
|
História –Capítulo 7
–
Mulheres e homens livres dos engenhos. Páginas 71,
72 73 .
PÁG.
71 1 – Não, trabalhavam em outras atividades como: limpeza, pesca, caça, corte
de lenha e pequenos serviços.
2 - Na tabela, a mão de obra livre –
quantidade de trabalhadores ( pouca numerosa) e a origem dos trabalhadores –
indígenas, escravos alforriados e portugueses.
PÁG.72
3 – figura A – armário – feita por marceneiros figura B – roupa (vestido) –
feita por alfaiates (costureiras).
4- As atividade descritas eram feitas pelo
trabalhador que se intitulava feitor. Ele e o mestre de açúcar tinham um
salário anual.
PÁG.
73 – 5 -a- Os mascates vendiam de tudo desde tecidos, ferramentas, entre
outros artigos todos importados.
b- Trocavam
mercadorias por animais, queijos, couros entre outros produtos da província
c- Sim, poderiam ter
escravos se por ele pudessem pagar.
|
Geografia – Capítulo
7–
Agricultura, Pecuária e Extrativismo - Páginas 81,82 e 83.
PÁG. 81 1 – A-
Produtos obtidos de cada matéria prima (resposta pessoal) Ex: carne
(salsicha/presunto), frutas (sucos/geleias), soja(óleo/queijo) e ouro (sapato/cinto).
B – Produtos que consumimos sem transformação, podem ser: carnes, frutas e a
soja.
PÁG. 82 2 -Resposta
pessoal – Ex: trabalho manual na colocação das sementes no solo, enxadas,
foices, arados. 3 – Todas as técnicas que estão presentes no relato são as
tradicionais e utilizadas manualmente. Os imigrantes trouxeram as sementes como
o seu bem mais valioso.
PÁG. 83 4 – Maior
produtividade é alcançada por: investimentos
elevados, uso de máquinas.
Sem comentários:
Enviar um comentário