30/11 - CURIOSIDADES

 OLÁ ALUNO, HOJE VAMOS TRABALHAR UMA HISTÓRIA QUE FARÁ A SUA CABEÇA. OPS! SERÁ QUE ALGUÉM FAZ A CABEÇA DE ALGUÉM? SOMOS TÃO INFLUENCIÁVEIS ASSIM? VAMOS A HISTÓRIA E VEREMOS...


O QUE FAZ A SUA CABEÇA

AO LONGO DA HISTÓRIA, PODEMOS PERCEBER QUE AS CABEÇAS SEMPRE APRESENTARAM ORNAMENTO, SEJAM OS LOUROS UTILIZADOS PELOS GREGOS ANTES DE CRISTO OU, MESMO, AS COROAS USADAS PELOS REIS E RAINHAS.

JÁ OS SIMPLES MORTAIS ADOTARAM O USO DE CHAPÉUS E CARTOLAS COM MODELOS, FUNÇÕES E TAMANHOS DIFERENCIADOS PARA CADA ÉPOCA.

A PARTIR DE 1.800, OS CHAPÉUS COMEÇARAM A FAZER PARTE DA COMPOSIÇÃO DA VESTIMENTA. SEM ELES, HOMENS E MULHERES NÃO PODIAM SAIR.

A MODA DITAVA QUE PARA CADA EVENTO HAVERIA UM CHAPÉU APROPRIADO, SIMBOLIZANDO MOMENTOS FESTIVOS E DE LUTO.

EM MEADOS DO SÉCULO XX, NÃO SE SABE POR QUE MOTIVO, OS CHAPÉUS NÃO ESTAVAM MAIS EM CIRCULAÇÃO NAS CABEÇAS. APENAS EM ALGUMAS ATIVIDADES, COMO CASAMENTO, ELES AINDA PODERIAM SER VISTOS,MAS APENAS NAS MULHERES.

POR ALGUM TEMPO AS CABEÇAS ANDARAM À MOSTRA. MAS, NO FINAL DO SÉCULO XX, NA DÉCADA DE 90, UM NOVO SÍMBOLO PASSOU A ENFEITAR A CABEÇA, AGORA DOS ADOLESCENTES: OS BONÉS.

OS BONÉS, DE CORES E MARCAS DIFERENTES, CRIAM ENTRE OS JOVENS UM CÓDIGO DE COMUNICAÇÃO, POR MEIO DO QUAL EXPRESSAM AS FORMAS DE COMPORTAMENTO E AS ATITUDES DE CADA GRUPO.

(TEXTO RETIRADO DO LIVRO DIA A DIA DO PROFESSOR ADOLESCÊNCIA E AFETIVIDADE – ED. FAPI)



Por que os heróis gregos e romanos usavam coroa de louros? | SuperModalidades Olimpíadas


Como campeões eram premiados nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga?



A histórica arte da chapelaria | Clube de CosturaPin on Style



15 modelos de chapéus masculinos / Blog Bugre Moda – Bugre:Como usar chapéu. Chapeu coco, chapeu floppy, chapeu matinê, boina, chapeu  panama.

chapeus de antigamente - Pesquisa Google | Tipos de chapéus masculinos,  Chapéus da moda, Chapéus para homens



eBrindes - BONÉS EM VARIOS MATERIAIS E MODELOS





LEGAL, AGORA VAMOS REFLETIR UM POUCO…  

VOCÊ USA  OU USARIA  CHAPÉU? QUAL DESSES ? 

O QUE VOCÊ ACHOU DO TEXTO?


Sem comentários: