03/11 - 29 A - O LEÃO E O RATO

ESTA SEMANA DAREMOS CONTINUIDADE COM AS FÁBULAS, COM MAIS INTERPRETAÇÃO E OUTRAS ATIVIDADES.  ESSAS ATIVIDADES PODEM SER IMPRESSAS E RESPONDIDAS NA FOLHA, OU SOMENTE SER RESPONDIDAS NO CADERNO. BOM TRABALHO E NÃO ESQUEÇA DE CONTAR COM A AJUDA DE UM ADULTO.


LEIAM MAIS UMA FÁBULA.

O LEÃO E O RATO

 Fábulas para crianças. O leão e o rato

 

 

      ESTAVA UM RATO PRESTES A SER DEVORADO POR UM GATO FAMINTO QUANDO UM LEÃO QUE PASSAVA POR PERTO, COMOVIDO COM SEU DESESPERO, ESPANTOU O GATO PARA LONGE. REFEITO DO SUSTO, O RATINHO AGRADECEU:

     - MUITO OBRIGADO POR SALVAR MINHA VIDA, MAJESTADE. O SENHOR É O REI DA FLORESTA E NÃO PRECISARIA SE INCOMODAR COM UM SER TÃO INSIGNIFICANTE COMO EU. MAS UM DIA EU HEI DE LHE RETRIBUIR ESTE FAVOR.

     O LEÃO, QUE NÃO HAVIA FEITO AQUILO PENSANDO EM RECOMPENSA, SEGUIU O SEU CAMINHO:

     - POBRE RATINHO, COMO PODERIA ELE RETRIBUIR UM FAVOR AO REI DOS ANIMAIS?

     NO DIA SEGUINTE, O LEÃO ESTAVA ANDANDO DISTRAÍDO QUANDO PISOU NUMA REDE ESTENDIDA PARA APRISIONÁ-LO. ASSIM QUE PÔS A PATA NA ARMADILHA, A REDE SE FECHOU SOBRE O SEU CORPO.

     - AI DE MIM. FICAREI AQUI A NOITE INTEIRA ATÉ QUE CHEGUEM OS CAÇADORES E ME MATEM SEM DÓ NEM PIEDADE.

     EIS QUE PELA ESTRADA VEM PASSANDO O RATINHO SEU AMIGO. AO VER O LEÃO NAQUELA SITUAÇÃO, PRONTIFICOU-SE NO MESMO INSTANTE:

     - É JÁ QUE VOU RETRIBUIR O FAVOR QUE VOCÊ ME FEZ.

    E PÔS-SE A ROER AS CORDAS ATÉ LIVRAR O LEÃO DA REDE DOS CAÇADORES.

 

     MORAL DA HISTÓRIA: UMA BOA AÇÃO LEVA À OUTRA.


                                                      (Fábulas de Esopo. Adapt. de Ivana Arruda Leite. São Paulo: Escala Educacional. 2004).




QUESTÃO 1 – QUAIS OS PERSONAGENS PRINCIPAIS DA HISTÓRIA?


(    ) CEGONHA E O MACACO                                    (    ) A RAPOSA E O CORVO


                         







(    ) O LEÃO E O RATO                                                 (    ) A TARTARUGA E A LEBRE


                              

                                








2-) O QUE OS CAÇADORES USARAM PARA PRENDER O LEÃO? ESCREVA DO JEITO QUE VOCÊ SOUBER.



    


3-) QUEM SALVOU O LEÃO DA ARMADILHA? 





4-) A FÁBULA NOS APRESENTOU ALGUNS ANIMAIS, ESCREVA DO JEITO QUE SOUBER CARACTERÍSTICAS DESSES ANIMAIS.


Passeio de leão bonito dos desenhos animados Vetor Premium | Free Vector  #Freepik #vector #freebebe #fr… | Leao desenho, Pintura de leão, Desenho de  desenho animado

                                    LEÃO __________________________

                                         __________________________

                                         __________________________


cute-cartoon-mouse-23962622.jpg (365×450) | Desenhos animados bonitinhos,  Desenho de rato, Rato desenho

                                    RATO __________________________

                                         __________________________

                                         __________________________



5-) OBSERVE A CENA E ESCREVA A RESPOSTA DO QUADRADINHO RELACIONADO A ELA.

Blog Educação e Transformação: 👍 Fábula: O ratinho e o leão





6-) TROQUE OS SÍMBOLOS POR VOGAIS E FORME AS PALAVRAS.https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiM6eZ9WcVJMesqjU4g5JKrtzG0M1RIbOXsWTq9EqP3hyHDHkgPsEECU06wdA4b-GtuBV59d9UFieuEdEJK5JFgmidSK4unzrPbwcnNkm2OIsjcZXZC9dvdclO2AX8KOPqP29X0a7vLaM4/s1600/PicsArt_07-26-05.30.17.jpg




    

7-) PREENCHA AS PALAVRAS ABAIXO COM AS LETRAS QUE ESTÃO FALTANDO. DEPOIS ESCREVA ESSAS PALAVRAS CORRETAMENTE NOS QUADROS AO LADO.






    

8-) AGORA OUTRAS LETRAS ESTÃO FALTANDO PARA ESSAS MESMAS PALAVRAS. DESCUBRA QUAIS SÃO E PREENCHA.


sequencia-didatica-atividade-o-leão-e-o-ratinho-2





9-) PINTE OU IDENTIFIQUE AS FIGURAS QUE TERMINAM DA MESMA FORMA QUE A PALAVRA: LEÃO. ESCREVA DO JEITO QUE SOUBER AS PALAVRAS DESCOBERTAS NOS QUADROS AO LADO.







10-) VAMOS ESCREVER AS PALAVRAS NO LUGAR CERTO DA CRUZADINHA? VOCÊ PODE RESPONDER EM SEU CADERNO SE QUISER, SEGUINDO A NUMERAÇÃO DAS PALAVRAS.

Uma seleção das 16 melhores atividades da fábula O Leão e o Rato, onde são compiladas atividades de leitura, produção textual, seleção, coordenação motora e alfabetização para alunos da educação infantil e do ensino fundamental I






11-) ESCREVA UMA FRASE PARA CADA FIGURA. PODE ESCREVER DO JEITO QUE VOCÊ SOUBER.





12-) RECONTE ORALMENTE A FÁBULA DE ACORDO COM AS IMAGENS. DEPOIS ESCREVA DO JEITO QUE VOCÊ SOUBER CADA PARTE DELA.








ESPERAMOS QUE TENHA GOSTADO DESSA FÁBULA.


ATÉ A PRÓXIMA SEMANA!



Sem comentários: