23/11 - 32 - LER E ESCREVER: FÁBULAS II

      Olá queridos alunos, esperamos que tenham uma excelente semana.


     Conforme estamos trabalhando nas atividades remotas sobre fábulas, esta semana continuaremos o Livro: “Ler e Escrever”.


Livro: Ler e Escrever – Páginas 180 a 182:


ATIVIDADE 2B – LEITURA COMPARTILHADA DE UMA FÁBULA 


Página 180: Fazer a leitura das duas fábulas:  


Texto 1 - A raposa e o corvo” 

Texto 2 - “A cegonha e a raposa”


     Antes das duas leituras, vocês podem fazer algumas suposições (hipóteses) sobre o assunto das duas histórias.


Do que vocês acham que pode falar uma história que tenha um corvo e uma raposa? Esses animais serão amigos ou não? 


Será que alguém vai se dar mal nesta história ou tudo acabará bem? Se vocês acham que alguém vai se dar mal, quem será? Por quê? 


Nós já lemos uma fábula em que aparecia uma raposa. Vocês acham que a raposa desta fábula tem algo em comum com aquela outra raposa? 


     Obs. Quando forem desenvolver as duas leituras, vocês podem fazer algumas anotações que julgarem importantes, para facilitar o processo de interpretação. Combinado?


     Após a leitura das duas fábulas, verifiquem se as hipóteses levantadas se confirmaram.


     INFORMAÇÕES QUE PODEM AJUDÁ-LOS A COMPREENDER MELHOR AS FÁBULAS QUE VOCÊS LERAM E TAMBÉM AJUDAR A OBSERVAREM MAIORES DETALHES DAS MESMAS.


    Comentários sobre algumas características das fábulas: 


     Embora o corvo seja considerado um animal astuto e inteligente, nesta fábula, ele aparece sendo enganado pela raposa. Mais astuta, ela aposta no orgulho e na vaidade do pássaro superando a sua inteligência: a raposa o elogia, destacando suas qualidades e sugerindo outras. E o corvo, dominado pelo orgulho e pela vaidade, é apanhado na armadilha e deixa cair do bico o pedaço de carne, que é imediatamente apanhado pela raposa. 

     Neste texto é possível observar, mais uma vez, a escolha dos animais que serão personagens de uma fábula associada ao que o animal pode oferecer à ação da narrativa: o corvo teria uma vantagem sobre a raposa – como voar, ele está no alto de uma árvore e a raposa não teria como alcançá-lo para brigar pela carne. 

     Quanto à moral, constatamos pelo menos duas presentes no texto: temos, em ambos textos, a presença da moral não explicitada no final da fábula. Na primeira, subentende-se que o corvo foi tolo ao deixar-se enganar pela raposa; na segunda, há um alerta sobre os perigos de nos deixarmos dominar pela vaidade e pelo orgulho. 


Página 181:


     Questão 2 – Vamos observar, discutir e anotar sobre as personagens – (Responder no livro).

(Levantamento das características dos personagens principais).


Página 182 – Responder no livro: 

     

  Comparação entre as fábulas:


           “Raposa e o Corvo”                                                 “A Cegonha e a Raposa”.




     Diferenças e semelhanças entre as duas fábulas;


     a-) Personagens;

     b-) Características dos personagens;

     c-) Acontecimentos das duas fábulas (resgates das situações);

     d-) Análise da moral das duas fábulas;

     e-) Forma como as histórias foram contadas;


     Até a próxima semana!

     Professores 4ºs anos

Sem comentários: