GABARITO SEMANAL REF.: 10/08 A 16/08

 GABARITO DA SEMANA DE 10/08 A 16/08/2020


Todo dia aprendemos, mas há sempre um dia especial para aqueles que buscam corrigir suas atividades com atenção. O prêmio é o CONHECIMENTO. Continue se esforçando e no final todos seremos vencedores. 

PORTUGUÊS

 Texto: 2 – Imagem: “Só porque você não vê, não significa que não está lá” Páginas 48, 49, 50 e 51.

Pág 48:


Somente análise da imagem e a frase que aparece nela: “SÓ PORQUE VOCÊ NÃO VÊ, NÃO SIGNIFICA QUE NÃO ESTÁ LÁ”


Pág 49:

 1-)      


a-)         b-)         c-)            d-)            e-)


Obs. Apenas oralmente como uma forma de discussão e reflexão sobre o tema abordado.


 2-) A criança – o mar – o lixo


 3-) Os animais estão fugindo do mar. A sujeira pode estar afugentando os bichos. Eles podem estar fugindo como uma forma de se protegerem.


 4-) O texto está no canto superior esquerdo.


Pág 50:

 5-)

 a–). Nem sempre é possível ver o lixo que está no mar, mas ele existe e está lá.

 b–) Se referem a palavra: LIXO. 

 c– ) Por meio da imagem. O lixo debaixo de um “tapete” de água.

 d–) “Só porque você não vê o LIXO, não significa que o LIXO não está lá”

 e–) Aproximar a mensagem do público-alvo da propaganda.


6-) Porque toda essa poluição afetará o futuro do planeta e as crianças são o símbolo das mudanças que estão por vir. Porque as curiosidades e as atitudes corretas das crianças podem fazer a diferença e mudar o futuro. (Resposta pessoal – sugestão)


Pág 51:


 7-). Sim. Porque é muito impactante essa forma de mostrar e não apenas de dizer que há muita sujeira escondida sob as águas. Se fosse possível levantar o mar como se faz com um tapete, o que veríamos seria assustador. (Resposta pessoal – sugestão)



  8-) O texto é bem convincente, pois traduz em poucas palavras aquilo que é mostrado na impactante imagem. (Resposta pessoal – sugestão)


  9-) Denunciar o descaso das pessoas com a poluição dos mares.


 10-). Essa propaganda não parece ser dirigida a um público específico, pois as questões de preservação dos oceanos e do meio ambiente dizem respeito a todos os seres. (Resposta pessoal – sugestão)


 11 e 12-)


Não era necessário responder essas questões, elas poderão ser desenvolvidas apenas oralmente como uma forma de discussão e reflexão sobre o tema abordado.


MATEMÁTICA

Pág. 100

1-) É uma decomposição do resultado 500+50+35= 585. Coloque na resposta.

2-) 792. Coloque na resposta.

Pág. 101

3-)

¹ 3x123=369

² 4x200=800; 4x10=40; 4x1=4; 800+40+4=844

4-) 385x2=770

5-)

a -                b-                c-               d-

C D U           C D U         C D U         C D U   

1 2  1            1 3  2         ² 3  7 1        ² 2 ³4  6 

   X  5               x  7             x  4                x 5

6 0  5            9  2  4       1. 4 8  4        1.2 3 0


6-) 270 centímetros


Pág.102


1-) 168. Coloque na resposta

2-) total parcial 1.230 produto final 1.599. Coloque na resposta 


Pág.103


3-) 11x34+34=408 ou 13x34-34=408 (Resposta pessoal – sugestão)

4-) 1 9 2              384x10=3840        3840

      X 2 3                                         +4416

      5 7  6                                           8256

    3 8 4 0

    4 4 1 6

5-) 13x 33= 429(Resposta pessoal – sugestão)

  30+3

X10+3

        9 - 3x3

      90 – 3x30

    ¹ 30 – 10x3

    300 – 10x30

    429


6-) (Resposta pessoal)


HISTÓRIA

Pág. 83

1-) Os jesuítas instalavam povoamentos no território, e os bandeirantes organizavam expedições rumo ao interior.

Pág. 84

2-) Os indígenas estão carregando e atravessando o rio da região do Chaco com as madeiras que eram vendidas pelos colonos. (Resposta pessoal – sugestão)


3-) Os indígenas nas missões tinham que aprender os padrões culturais dos europeus, no entanto muitas vezes os nativos incorporavam elementos dos costumes europeus aos próprios hábitos e davam origem a novas práticas e o inverso também ocorria, os europeus assimilaram muitos hábitos dos nativos. Essa troca enriqueceu a cultura brasileira. (Resposta pessoal – sugestão)


Pág. 85

4-) Responda essa atividade no caderno após pesquisa, use todas as fontes disponíveis, inclusive sua família que poderá conhecer um desses produtos e relatar informações importantes.


GEOGRAFIA

Espero que tenham gostado do caça palavras. Parabéns pelo seu empenho e que tenham acessado o link com outras atividades divertidas, pois esse link traz conhecimentos e curiosidades de vários assuntos.

CIÊNCIAS

 Biomas brasileiros I – Floresta Amazônica capítulo 3, páginas 40 à 47

Pág. 43

 1) 

a) A área coberta por vegetação é menor atualmente.

b) O crescimento de cidades, aberturas de estradas, comercialização de madeira, etc.

c) A preservação das espécies de seres vivos e dos recursos utilizados pelas populações locais.


Pág. 45

1) Mas é correto dizer que os aspectos como a presença de árvores altas, além de plantas mais baixas e até rasteiras; a organização da floresta em vários “andares”; a presença de plantas que vivem sobre as outras; de cipós; a vegetação densa; entre outras características. (Resposta pessoal – sugestão)

2) É de 40 m. Essa escala é indicada pela escala horizontal.

3) É de 30 m. Essa informação é indicada pela escala vertical. 

4) Percebe-se que há mais semelhanças entre a primeira foto e a página anterior, por causa das árvores altas. (Resposta pessoal – sugestão)

5) Resposta pessoal.



Pág. 46

1)- Fotos

¹ A Mata Atlântica. A vegetação costuma cobrir as montanhas no litoral brasileiro. (Resposta pessoal – sugestão).

²A Mata de Araucária, Mata Atlântica. A espécie típica é a araucária. (Resposta pessoal – sugestão)

³A Mata de Igapó, Floresta Amazônica. Nas matas de Igapó as árvores ficam parcialmente submersas. (Resposta pessoal – sugestão).

4Manguezal, Mata Atlântica. O solo do manguezal é lamacento. (Resposta pessoal – sugestão)

2)- As regiões da Mata Atlântica e da Floresta amazônica possuem grandes variedades de frutos, portanto escolham o que você mais gostar. Lembrando que não podemos estar juntos com os colegas de sala e nem se reunir em grupos com os outros alunos, portanto devemos fazer em casa com ajuda dos pais. Podem pesquisar e tentar fazer as fichas técnicas para cada fruto pesquisado ou siga os modelos abaixo.

Fruto da Região da Floresta Amazônica

Nome popular

Nome científico

Características da planta

Benefícios para saúde

Açaí

C:\Users\usuario\Pictures\download (32).jpg


Uterpe oleácea

O açaí O Açaí é o fruto do açaizeiro. Ele é fruta tipicamente brasileira e de grande importância econômica no nosso país. O Açaí cresce nas florestas tropicais da Amazônia do Brasil. É uma palmeira que produz um fruto bacáceo de cor roxa, muito utilizado na confecção de alimentos e bebidas. 

O Açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras, lipídios e uma excelente fonte das vitaminas C e Vitamina B2. Os benefícios do açaí está em ser um alimento rico em vitaminas C e E, que atuam como antioxidantes. Desta forma, o consumo da fruta reduz a ação de radicais livres e a oxidação das células, combatendo o envelhecimento precoce.

Fruto da Região da Mata Atlântica

Cambuci


C:\Users\usuario\Pictures\hqdefault (2).jpg


Campomanesia phaea

Cambuci ou cambucazeiro é uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica. A espécie esteve em risco de extinção por ser fortemente explorada em função de sua madeira de excelente qualidade, muito abundante no sudoeste do nosso país. Sua árvore pode atingir de 6 a 10 metros de altura. Foi considerado árvore símbolo de S. Paulo e tem bairro com seu nome.

O sabor “azedo, que lembra uma mistura de limão com jabuticaba, utilização versátil: pode-se produzir cachaça, licor, suco, geleia, iogurte, sorvete, mousse, biscoito, bolo, molhos e recheios para pratos salgados e xarope. Os óleos essenciais extraídos da planta representam um grande potencial para a fabricação de cosméticos e fármacos.

Pág. 47

3)-a) Quando a ave se alimenta dos pinhões, alguns deles caem no chão e podem germinar(nascer), originando novas árvores.

b) Sim, porque a ave utiliza os pinhões da araucária como alimento. 


4)- Podem fazer palestras, discussões e projetos de preservação, pensando nas próximas gerações, aprendendo sobre desenvolvimento sustentável e conservação dos ambientes naturais. (Resposta pessoal – sugestão)











Sem comentários: