GABARITO DA SEMANA DE 10/08 A 16/08/2020
Todo dia aprendemos, mas há sempre um dia especial para aqueles que buscam corrigir suas atividades com atenção. O prêmio é o CONHECIMENTO. Continue se esforçando e no final todos seremos vencedores.
PORTUGUÊS
Texto: 2 – Imagem: “Só porque você não vê, não significa que não está lá” Páginas 48, 49, 50 e 51.
Pág 48:
Somente análise da imagem e a frase que aparece nela: “SÓ PORQUE VOCÊ NÃO VÊ, NÃO SIGNIFICA QUE NÃO ESTÁ LÁ”
Pág 49:
1-)
a-) b-) c-) d-) e-)
Obs. Apenas oralmente como uma forma de discussão e reflexão sobre o tema abordado.
2-) A criança – o mar – o lixo
3-) Os animais estão fugindo do mar. A sujeira pode estar afugentando os bichos. Eles podem estar fugindo como uma forma de se protegerem.
4-) O texto está no canto superior esquerdo.
Pág 50:
5-)
a–). Nem sempre é possível ver o lixo que está no mar, mas ele existe e está lá.
b–) Se referem a palavra: LIXO.
c– ) Por meio da imagem. O lixo debaixo de um “tapete” de água.
d–) “Só porque você não vê o LIXO, não significa que o LIXO não está lá”
e–) Aproximar a mensagem do público-alvo da propaganda.
6-) Porque toda essa poluição afetará o futuro do planeta e as crianças são o símbolo das mudanças que estão por vir. Porque as curiosidades e as atitudes corretas das crianças podem fazer a diferença e mudar o futuro. (Resposta pessoal – sugestão)
Pág 51:
7-). Sim. Porque é muito impactante essa forma de mostrar e não apenas de dizer que há muita sujeira escondida sob as águas. Se fosse possível levantar o mar como se faz com um tapete, o que veríamos seria assustador. (Resposta pessoal – sugestão)
8-) O texto é bem convincente, pois traduz em poucas palavras aquilo que é mostrado na impactante imagem. (Resposta pessoal – sugestão)
9-) Denunciar o descaso das pessoas com a poluição dos mares.
10-). Essa propaganda não parece ser dirigida a um público específico, pois as questões de preservação dos oceanos e do meio ambiente dizem respeito a todos os seres. (Resposta pessoal – sugestão)
11 e 12-)
Não era necessário responder essas questões, elas poderão ser desenvolvidas apenas oralmente como uma forma de discussão e reflexão sobre o tema abordado.
MATEMÁTICA
Pág. 100
1-) É uma decomposição do resultado 500+50+35= 585. Coloque na resposta.
2-) 792. Coloque na resposta.
Pág. 101
3-)
¹ 3x123=369
² 4x200=800; 4x10=40; 4x1=4; 800+40+4=844
4-) 385x2=770
5-)
a - b- c- d-
C D U C D U C D U C D U
1 2 1 1 3 2 ² 3 7 1 ² 2 ³4 6
X 5 x 7 x 4 x 5
6 0 5 9 2 4 1. 4 8 4 1.2 3 0
6-) 270 centímetros
Pág.102
1-) 168. Coloque na resposta
2-) total parcial 1.230 produto final 1.599. Coloque na resposta
Pág.103
3-) 11x34+34=408 ou 13x34-34=408 (Resposta pessoal – sugestão)
4-) 1 9 2 384x10=3840 3840
X 2 3 +4416
5 7 6 8256
3 8 4 0
4 4 1 6
5-) 13x 33= 429(Resposta pessoal – sugestão)
30+3
X10+3
9 - 3x3
90 – 3x30
¹ 30 – 10x3
300 – 10x30
429
6-) (Resposta pessoal)
HISTÓRIA
Pág. 83
1-) Os jesuítas instalavam povoamentos no território, e os bandeirantes organizavam expedições rumo ao interior.
Pág. 84
2-) Os indígenas estão carregando e atravessando o rio da região do Chaco com as madeiras que eram vendidas pelos colonos. (Resposta pessoal – sugestão)
3-) Os indígenas nas missões tinham que aprender os padrões culturais dos europeus, no entanto muitas vezes os nativos incorporavam elementos dos costumes europeus aos próprios hábitos e davam origem a novas práticas e o inverso também ocorria, os europeus assimilaram muitos hábitos dos nativos. Essa troca enriqueceu a cultura brasileira. (Resposta pessoal – sugestão)
Pág. 85
4-) Responda essa atividade no caderno após pesquisa, use todas as fontes disponíveis, inclusive sua família que poderá conhecer um desses produtos e relatar informações importantes.
GEOGRAFIA
Espero que tenham gostado do caça palavras. Parabéns pelo seu empenho e que tenham acessado o link com outras atividades divertidas, pois esse link traz conhecimentos e curiosidades de vários assuntos.
CIÊNCIAS
Biomas brasileiros I – Floresta Amazônica capítulo 3, páginas 40 à 47
Pág. 43
1)
a) A área coberta por vegetação é menor atualmente.
b) O crescimento de cidades, aberturas de estradas, comercialização de madeira, etc.
c) A preservação das espécies de seres vivos e dos recursos utilizados pelas populações locais.
Pág. 45
1) Mas é correto dizer que os aspectos como a presença de árvores altas, além de plantas mais baixas e até rasteiras; a organização da floresta em vários “andares”; a presença de plantas que vivem sobre as outras; de cipós; a vegetação densa; entre outras características. (Resposta pessoal – sugestão)
2) É de 40 m. Essa escala é indicada pela escala horizontal.
3) É de 30 m. Essa informação é indicada pela escala vertical.
4) Percebe-se que há mais semelhanças entre a primeira foto e a página anterior, por causa das árvores altas. (Resposta pessoal – sugestão)
5) Resposta pessoal.
Pág. 46
1)- Fotos
¹ A Mata Atlântica. A vegetação costuma cobrir as montanhas no litoral brasileiro. (Resposta pessoal – sugestão).
²A Mata de Araucária, Mata Atlântica. A espécie típica é a araucária. (Resposta pessoal – sugestão)
³A Mata de Igapó, Floresta Amazônica. Nas matas de Igapó as árvores ficam parcialmente submersas. (Resposta pessoal – sugestão).
4Manguezal, Mata Atlântica. O solo do manguezal é lamacento. (Resposta pessoal – sugestão)
2)- As regiões da Mata Atlântica e da Floresta amazônica possuem grandes variedades de frutos, portanto escolham o que você mais gostar. Lembrando que não podemos estar juntos com os colegas de sala e nem se reunir em grupos com os outros alunos, portanto devemos fazer em casa com ajuda dos pais. Podem pesquisar e tentar fazer as fichas técnicas para cada fruto pesquisado ou siga os modelos abaixo.
Fruto da Região da Floresta Amazônica
Fruto da Região da Mata Atlântica
Pág. 47
3)-a) Quando a ave se alimenta dos pinhões, alguns deles caem no chão e podem germinar(nascer), originando novas árvores.
b) Sim, porque a ave utiliza os pinhões da araucária como alimento.
4)- Podem fazer palestras, discussões e projetos de preservação, pensando nas próximas gerações, aprendendo sobre desenvolvimento sustentável e conservação dos ambientes naturais. (Resposta pessoal – sugestão)
Sem comentários:
Enviar um comentário