A agricultura é uma atividade milenar que primeiramente visa à produção de alimentos. Desde a pré-história, a humanidade utiliza os frutos da produção agrícola para a subsistência e, mais tarde, para a produção de alimentos. O que mudou de lá para cá é a maneira como os agricultores cultivam a terra. O resultado dessa mudança não foi positivo para o meio ambiente no que diz respeito ao uso dos recursos naturais e sua degradação.
O uso do solo no ambiente agrícola, modificou significamente com a inovação das técnicas agrícolas, a inovação nas técnicas produtivas, a mecanização de plantio e de colheita e a utilização de insumos para melhorar e aumentar a produtividade e diminuir as perdas, como uso de muitos equipamentos agrícolas: tratores, ceifadeiras, colheitadeiras mecânicas, máquinas e aviões pulverizadores de pesticidas. Mas a utilização dessas máquinas e a utilização dos combustíveis fósseis, para o seu funcionamento, como o óleo diesel e o querosene, prejudicam a qualidade do ar, e causam a poluição atmosférica, com isso provocaram impactos alarmantes no meio ambiente.
Com a mecanização a agricultura aumentou a sua produtividade, reduziu custos de produção e trouxe impactos no meio ambiente como: a poluição dos solos, da água e do ar, em virtude dos utilização de insumos agrícolas, como o adubos químicos, pesticidas (agrotóxicos), etc. Quando a lavoura recebe a chuva irrigada com os pesticidas, esses insumos podem escoar para os rios, e contaminar os solos e os lençóis freáticos. As técnicas aplicadas à agricultura, como a utilização de agrotóxicos, podem causar grandes danos ao meio ambiente.
A erosão do solo também é causada pela irrigação e o manejo inadequado do mesmo. A retirada da cobertura vegetal que protege o solo, contribui para o aumento da erosão e a derrubada das matas ciliares ocasiona o assoreamento dos lagos, córregos e rios.
Os agrônomos incentivam o reuso da água na agricultura e a utilização de fertilizantes que não agridam o meio ambiente, pois são práticas que ajudam na proteção da biodiversidade da região. É importante que os agricultores tenham a consciência que a agricultura e o meio ambiente são indissociáveis e um depende do outro.
A prática de agricultura familiar e a orgânica são excelentes para evitar a degradação do meio ambiente.
Agora vamos realizar a atividades do livro didático sobre a Atividade Agrícola e Ambiente.
Nas páginas 60,61, 62, 63 e 64 realizar a leitura dos textos.
Na página 60, responder as três questões.
Na página 62, responder a questão 1.
Na página 63, responder a questão 2: a, b e c.
Sem comentários:
Enviar um comentário