GABARITO SEMANAL - REF.: 14/09 A 18/09

 QUERIDOS ALUNOS E FAMÍLIAS- 

GABARITO DA SEMANA DE 14/09 A 18/09/2020

Esperamos que estejam curtindo as atividades preparadas com muito carinho pelos professores, confiram as respostas e revisem para assim aprendermos muito mais. Não esqueçam as aulas síncronas estão cada vez melhores, vamos prestigiar e ter contato com os nossos colegas.

 Ah! Toda semana estarão disponíveis os gabaritos da semana anterior, para que possam fazer autocorreção das atividades com muita atenção.



PORTUGUÊS

 

Pág. 62 e 63:


Era somente para fazer a leitura do texto “As estrelas nos olhos dos meninos” com atenção e percebendo o vocabulário usado na elaboração do texto.


Pág. 64:


1-) Apenas oral. Para refletir sobre a história.


2-)  (  X  ) Crenças de seu povo.


3-) Numere os acontecimentos na sequência correta. 


Pág. 65:


4-) 2 palavras: Escuridão e mistério.


5-) As ações são:


     a-) O roubo dos ovos de tartaruga.

     b-) Os meninos ficaram para sempre no céu e seus olhos viraram estrelas.


6-) Expressão “Tirar a limpo”.

 

                         Esclarecer


7-) Circular a palavra: Escondida


      Por que as personagens agiram assim?  


     Os meninos, porque faziam algo errado;                                                                        

     As mães, para se certificarem do que os meninos faziam.







MATEMÁTICA


FRAÇÕES E NÚMEROS NA FORMA DECIMAL 

 Pág. 152

  • 100 litros.

 Pág.153 

  • 7 moedas 

Pág. 154 

1A- 1 pedaço; 

1B- 5 reais.

 2A– Nara dividiu a figura em 6 partes e pintou 2.

 2B- Fração lemos: Quatro Sextos.

Pág. 155

 3 –  A- 2;1

 B- Não tem como comparar no momento.

 4- A- Quatro quintos. 

     B- Três oitavos. 

     C- Quatro nonos. 

  5- A- Dois terços.

      B-Três oitavos.

      C- Cinco dezesseis avos.

OBS: Denominador (embaixo) da fração determinando as partes que o inteiro foi dividido.

          Numerador (em cima) da fração determinando as partes pintadas do inteiro.





HISTÓRIA

Capítulo 9 -Trabalhadores livres na região de minas


Pág. 94 – A fome.

3- a) Eles tinham mais interesse na mineração, por conta de receber um valor maior em dinheiro naquela época, mesmo pagando tributos a coroa portuguesa.

    b) Porque a mineração como trabalho principal, deixou de lado a agricultura e a criação de animais, fazendo com que os tropeiros cobrassem altos preços nas mercadorias que traziam aos vilarejos. Portanto houve escassez de alimentos.

    c) Sim, os tropeiros tiveram boas oportunidades de negócios, pelo fato de ter a escassez de alimentos eles conseguiam vender as mercadorias a preço alto, enriquecendo e podendo só eles entregarem as mercadorias nas minas.


Pág. 95 – O controle do governo português.

4- A descoberta de novas minas devia ser comunicada, somente pessoas autorizadas podiam entrar na região; o ouro só circulava em forma de barras com o carimbo real.


Pág. 96 – Registros

  1. Verde – Entre 1.782 e 1.784

Marrom – A casa foi transformada na sede da Administração e Contabilidade Pública da Capitania de Minas Gerais e passou a ser conhecida como Casa dos Contos.

Vermelho – Hoje, nele funcionam o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro e o Museu da Moeda e do Fisco.

  1. Nossa região não foi área de minas, mas temos construções históricas por outros motivos. Exemplo a Casa da Cultura na Marechal Deodoro. Que é uma construção antiga e foi usada até o século passado pela prefeitura de SBC, antes do paço municipal.


Pág. 97 – Conjuração Mineira

6- a) Inconfidência – falta de fidelidade, deslealdade.

        Conjuração – conspiração contra uma autoridade estabelecida.

    b) Inconfidência transmite uma ideia negativa, de traição; Conjuração remete a um movimento contra alguém.

    c) Sim, a história pode ter várias versões dependendo do grau de interesse e os grupos envolvidos, surgem diferentes versões de um mesmo fato. Observem um tema que esteja na mídia atualmente e veja as versões possíveis. 





GEOGRAFIA  


Capítulo 9 - Comércios e serviços

Pág. 106 – Os direitos do consumidor

  1. A nota fiscal. Ela é o comprovante de compra da camiseta e apresenta informações como descrição do produto, quanto ele custou e onde foi comprado.


Pág. 107 – O consumo e a propaganda

1-

  1. * Um menino e seu pai assistem a um comercial de mochila na televisão.

  • Eles vão a uma loja que vende a mochila apresentada no comercial.

  • O pai leva o menino para a escola com a mochila nova, e outros alunos estão usando mochilas novas idênticas. (Resposta pessoal – sugestão) Porque a mídia aparece igual à todos e o consumo foi geral.

  1. (Resposta pessoal – sugestão) O pai poderia dizer ao filho, que a mochila que ele tem está adequada ou também falar que consumir tudo que aparece sem ser útil é não ter consciência de consumo inteligente.


Pág. 108/ 109 – Aprender Sempre

  1. Os pais de Fábio podem ir à loja onde o brinquedo foi comprado e exigir a troca do produto mostrando a nota fiscal. Isso é um direito garantido pelo Código de Defesa do Consumidor.

  2. A) (Resposta pessoal – sugestão) Poderíamos pensar que a atitude de consumir sem levar em consideração a necessidade do produto aumenta o desperdício e o descarte de produtos ainda em condição de uso. 

B) (Resposta pessoal – sugestão) Observarmos a relação entre padrão de consumo, geração de resíduos e extração de recursos naturais.

     3-  A) Que toda compra deve ser acompanhada de nota fiscal.

          B) (Resposta pessoal – sugestão) Que o governo busca assegurar o recolhimento de impostos.

     4- (Resposta pessoal – sugestão) Fornecimento de água encanada, coleta de esgoto, recolhimento de lixo, fornecimento de energia elétrica, etc.

     5- 

Agricultura 

Indústria

Comércio e Serviços

Agricultor

Operário de fábrica

Professor

-

-

Cabeleireiro

-

-

Médico

-

-

Balconista

-

-

Dentista

-

-

Pedreiro

-

-

Eletricista

-

-

Feirante




                                                                            


CIÊNCIAS

Capítulo 5- Atividade agrícola e ambiente


Pág. 60 – Atividade agrícola e ambiente


  • Resposta pessoal. Mas podemos citar o contraste entre a cobertura vegetal na diagonal superior  da imagem frente ao solo exposto da diagonal inferior  da imagem. 

  • Resposta pessoal.  Podemos sugerir que: Sim, a cobertura passou por mudanças na cobertura vegetal(floresta), foi retirada (total ou parcialmente) e provavelmente para a prática da agricultura ou para criação de pastos. 

  •  Resposta pessoal.  Sugestão: A porção que mostra o solo exposto (sem vegetação), sofrerá mais com a ação das águas das chuvas e dos ventos, pois a cobertura vegetal ajuda a reter a camada mais superficial do solo.


 Pág. 62 e 63 - Erosão 

  • As raízes da planta sustentam o solo, e por isso ele não desmorona, mantendo o formato do vaso.

  • 2 a) sim. O terreno tem áreas íngremes e desmatadas e não há mata ciliar. A plantação e o pasto estão muito próximos da beira do rio, o que favorece a erosão em suas margens.

  • 2 b) Sim. A mata ciliar foi retirada, e a erosão das margens e pode levar ao assoreamento do rio solo.

  • 2 c) A retirada da vegetação das encostas e a destruição da mata ciliar.


 Pág. 65 -  O solo no entorno das plantações. 

  • 1) Podemos esperar que a água absorvida pelo solo molhe as duas áreas.

  • 2) Não. Porque geralmente os agrotóxicos são pulverizados em toda a extensão da lavoura por máquinas ou aviões, e atingem todas as áreas.

  • 3) as sementes foram parar na área de floresta e poderiam germinar lá. Isso não seria bom porque são plantas que não fazem parte da vegetação a ser protegida e podem alastrar, desequilibrando aquele ecossistema original, modificando-o. 

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