OLÁ QUERIDOS ALUNOS, ESPERAMOS QUE TENHAM UMA EXCELENTE SEMANA.
CONFORME ESTAMOS TRABALHANDO NAS ATIVIDADES REMOTAS SOBRE FÁBULAS, ESTA SEMANA CONTINUAREMOS O LIVRO: “LER E ESCREVER”.
LIVRO: LER E ESCREVER – PÁGINAS 180 A 182:
ATIVIDADE 2B – LEITURA COMPARTILHADA DE UMA FÁBULA
PÁGINA 180:
QUESTÃO 1 - FAZER A LEITURA DAS DUAS FÁBULAS COM A AJUDA DE UM ADULTO.
TEXTO 1 - “A RAPOSA E O CORVO”
TEXTO 2 - “A CEGONHA E A RAPOSA”
ANTES DAS DUAS LEITURAS, VOCÊS PODEM FAZER COM AJUDA, ALGUMAS SUPOSIÇÕES (HIPÓTESES) SOBRE O ASSUNTO DAS DUAS HISTÓRIAS.
✔ DO QUE VOCÊS ACHAM QUE PODE FALAR UMA HISTÓRIA QUE TENHA UM CORVO E UMA RAPOSA? ESSES ANIMAIS SERÃO AMIGOS OU NÃO?
✔ SERÁ QUE ALGUÉM VAI SE DAR MAL NESTA HISTÓRIA OU TUDO ACABARÁ BEM? SE VOCÊS ACHAM QUE ALGUÉM VAI SE DAR MAL, QUEM SERÁ? POR QUÊ?
✔ NÓS JÁ LEMOS UMA FÁBULA EM QUE APARECIA UMA RAPOSA. VOCÊS ACHAM QUE A RAPOSA DESTA FÁBULA TEM ALGO EM COMUM COM AQUELA OUTRA RAPOSA?
APÓS A LEITURA DAS DUAS FÁBULAS, VERIFIQUEM SE AS HIPÓTESES LEVANTADAS SE CONFIRMARAM. AFINAL, A ANTECIPAÇÃO É UMA OPERAÇÃO IMPORTANTE PARA A LEITURA, POIS PODEM FACILITAR MAIS A COMPREENSÃO DA HISTÓRIA E AINDA, DESPERTAR O INTERESSE E A CURIOSIDADE.
PÁGINA 181:
QUESTÃO 2 – VAMOS OBSERVAR OS PERSONAGENS - (LEVANTAMENTO DAS CARACTERÍSTICAS DOS PERSONAGENS PRINCIPAIS).
A-) A CARACTERÍSTICA ATRIBUÍDA AO CORVO
B-) A CARACTERÍSTICA ATRIBUÍDA À RAPOSA
C-) A RAPOSA É PERSONAGEM NAS DUAS FÁBULAS, AS CARACTERÍSTICAS DELA NAS DUAS HISTÓRIAS SÃO IGUAIS?
-RESPONDER NO LIVRO AS QUESTÕES A-B-C EM FORMA DE LISTA DE PALAVRAS. SE NECESSÁRIO SEGUIR O EXEMPLO APRESENTADO ACIMA.
D-) O CORVO É CONSIDERADO UM ANIMAL ASTUTO E INTELIGENTE. OS ACONTECIMENTOS DA FÁBULA DEMONSTRARAM ESSAS CARACTERÍSTICAS DA PERSONAGEM? EXPLIQUEM.
-RESPONDER APENAS: ( ) SIM OU ( ) NÃO – NÃO SERÁ NECESSÁRIO EXPLICAR.
PÁGINA 182 –
QUESTÕES 3 E 4 – PODEM SER RESPONDIDAS ORALMENTE. CASO QUEIRA RESPONDER NO LIVRO PODEM CONTAR COM A AJUDA DE UM ADULTO E APENAS ESCREVER COM PALAVRAS SIMPLES O QUE SE PEDE NAS QUESTÕES.
COMPARAÇÃO ENTRE AS FÁBULAS:
DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE AS DUAS FÁBULAS;
A-) PERSONAGENS;
B-) CARACTERÍSTICAS DOS PERSONAGENS;
C-) ACONTECIMENTOS DAS DUAS FÁBULAS (RESGATES DAS SITUAÇÕES);
D-) ANÁLISE DA MORAL DAS DUAS FÁBULAS;
E-) FORMA COMO AS HISTÓRIAS FORAM CONTADAS;
ESPERAMOS QUE VOCÊS TENHAM REFLETIDO SOBRE AS QUESTÕES DE ANÁLISE DAS HISTÓRIAS E PERSONAGENS, BEM COMO AS COMPARAÇÕES EQUIVALENTES ENTRE AS DUAS FÁBULAS.
ATÉ A PRÓXIMA SEMANA!
PROFESSORES 4ºS ANOS
Sem comentários:
Enviar um comentário