16/11 - 31 - LER E ESCREVER: FÁBULAS

  Olá queridos alunos, esperamos que tenham uma excelente semana.


Conforme estamos trabalhando e discutindo nas últimas semanas na aula síncrona e nas atividades remotas sobre fábulas, esta semana iniciaremos o Livro: “Ler e Escrever” disponibilizado na escola nesse período.


Obs. Já apresentamos algumas fábulas e vocês tiveram a oportunidade de aprenderem ou relembrarem esse gênero com suas características, bem como os personagens das mesmas.


Livro: Ler e Escrever – Páginas 177 a 179.


Página 177 - CONFABULANDO COM FÁBULAS


     a-) Roda de Conversa: Foram alterados alguns encaminhamentos em razão das aulas remotas, porém a leitura da fábula: “A Cigarra e a Formiga” foi trabalhada anteriormente com a interpretação correspondente.


     b-) Entrevistando alguém da família: Responder no livro a entrevista de forma espontânea e pessoal.


Página 178 e 179CONHECENDO AS FÁBULAS


     (Texto 1) - Ler com atenção a fábula: ”O Ratinho, o Gato e o Galo” – de Monteiro Lobato.

     Após o término da leitura, responda as questões no caderno:


Fábula: O Ratinho, o Gato e o Galo. | Turminha

     -Quem são os personagens da fábula?

     -Como cada uma dessas personagens são descritas?

     -O que acontece com elas?

     -Ou o que acontece na fábula?

     -O que você entendeu da moral dessa fábula?

    


 (Texto 2) – Ler com atenção a fábula: “O Rei dos Macacos e dois homens” – Fábula de Esopo.

     Após o término da leitura, responda no caderno as mesmas perguntas anteriores:


O Rei dos Macacos - YouTube

     -Quem são os personagens da fábula?

     -Como cada uma dessas personagens são descritas?

     -O que acontece com elas?

     -Ou o que acontece na fábula?

     -O que você entendeu da moral dessa fábula?


     


     Ao terminar de analisar e responder as perguntas referentes aos Textos 1 e 2, pense sobre as questões abaixo e responda no caderno: 


     a-) Há moral nos dois textos?

     b-) Dá para “retirar” a moral dos 2 textos?

     c-) Qual a relação de cada moral e sua respectiva história?

     d-) Qual os objetivos de histórias como estas, das quais podemos “extrair” ensinamentos ou lições de moral?

     e-) Poderíamos mudar os personagens sem alterar o conteúdo desses 2 textos apresentados ou sem alterar a moral dos mesmos?



Obs. Essas atividades propostas nessa semana complementam a introdução do gênero Fábulas.


Até a semana que vem!

Professores dos 4ºs anos.


Sem comentários: