Olá queridos alunos, esperamos que tenham uma excelente semana.
Conforme estamos trabalhando e discutindo nas últimas semanas na aula síncrona e nas atividades remotas sobre fábulas, esta semana iniciaremos o Livro: “Ler e Escrever” disponibilizado na escola nesse período.
Obs. Já apresentamos algumas fábulas e vocês tiveram a oportunidade de aprenderem ou relembrarem esse gênero com suas características, bem como os personagens das mesmas.
Livro: Ler e Escrever – Páginas 177 a 179.
Página 177 - CONFABULANDO COM FÁBULAS
a-) Roda de Conversa: Foram alterados alguns encaminhamentos em razão das aulas remotas, porém a leitura da fábula: “A Cigarra e a Formiga” foi trabalhada anteriormente com a interpretação correspondente.
b-) Entrevistando alguém da família: Responder no livro a entrevista de forma espontânea e pessoal.
Página 178 e 179 – CONHECENDO AS FÁBULAS
(Texto 1) - Ler com atenção a fábula: ”O Ratinho, o Gato e o Galo” – de Monteiro Lobato.
Após o término da leitura, responda as questões no caderno:
-Quem são os personagens da fábula?
-Como cada uma dessas personagens são descritas?
-O que acontece com elas?
-Ou o que acontece na fábula?
-O que você entendeu da moral dessa fábula?
(Texto 2) – Ler com atenção a fábula: “O Rei dos Macacos e dois homens” – Fábula de Esopo.
Após o término da leitura, responda no caderno as mesmas perguntas anteriores:
-Quem são os personagens da fábula?
-Como cada uma dessas personagens são descritas?
-O que acontece com elas?
-Ou o que acontece na fábula?
-O que você entendeu da moral dessa fábula?
Ao terminar de analisar e responder as perguntas referentes aos Textos 1 e 2, pense sobre as questões abaixo e responda no caderno:
a-) Há moral nos dois textos?
b-) Dá para “retirar” a moral dos 2 textos?
c-) Qual a relação de cada moral e sua respectiva história?
d-) Qual os objetivos de histórias como estas, das quais podemos “extrair” ensinamentos ou lições de moral?
e-) Poderíamos mudar os personagens sem alterar o conteúdo desses 2 textos apresentados ou sem alterar a moral dos mesmos?
Obs. Essas atividades propostas nessa semana complementam a introdução do gênero Fábulas.
Até a semana que vem!
Professores dos 4ºs anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário