QUERIDOS
ALUNOS E FAMÍLIAS- 03/08
GABARITO
DA SEMANA DE 26/07 A 31/07/2020
Esperamos que estejam
curtindo as atividades preparadas com muito carinho pelos professores, confira
as respostas e revisem para assim aprendermos muito mais.
Ah! Toda semana estarão disponíveis os
gabaritos da semana anterior, para que possam fazer autocorreção das atividades
com muita atenção.
PORTUGUÊS
Abaixo faremos as correções do Livro didático de português – Unidade 2 –
Texto: “Eu respeito a natureza” - Páginas 36 e 37, referentes a semana de 27 a
31.07.2020.
Esperamos que façam as conferências dessas
páginas e corrijam caso tenha ocorrido alguns equívocos.
-O
que o menino está fazendo? Resposta Pessoal -Onde
ele está? Resposta Pessoal -Como
ele parece se sentir em relação ao lugar? Por quê? Resposta
Pessoal
O que eu vejo.
-Você gosta do contato com a
Natureza? Resposta Pessoal -Costuma pensar a respeito da
responsabilidade que temos com a preservação da natureza? Resposta Pessoal -Em sua opinião, o futuro do planeta
depende de nós? Justifique sua resposta. Resposta
Pessoal
O que eu sei.
Essas questões acima deveriam ter sido
analisadas no livro e respondidas no caderno à parte colocando inicialmente o
nome da atividade e os números das páginas correspondentes para a atividade ter
uma referência no Caderno e não ficar “solta”, lembram-se?
Após essas questões você deveria responder a
pergunta abaixo:
1-) A educação para os valores, nessas
questões são de muita importância, pois podemos rever nossas ações e atitudes
sempre.
a-) A relação das pessoas com a natureza,
devem ser:
( X )
Baseadas em muitos estudos, informações e acima de tudo muitos cuidados e
proteções para preservá-la e respeitá-la. *
(
) Baseadas em ouvir apenas os outros, obter apenas informações de
terceiros e interagir sem comprometimento com ela.
b-) Qual é a importância da Natureza para o
ser humano:
(
) Ela representa somente povos do Brasil, árvores e florestas e os
diferentes animais.
( x )
Ela representa a vida humana, animal, mineral, a importância da preservação das
espécies, da preservação da cultura e modo de vida dos diferentes povos. *
c-) Entre tantos outros, quais os problemas
que mais enfrentamos em relação ao meio ambiente?
A (
x ) Produção de resíduos, não investimento em
sustentabilidade , impacto do lixo produzido pelo homem na natureza,
poluição... *
B (
) Acompanhamento pelas mídias sociais e ou notícias sobre os problemas
do meio ambiente e observar o comportamento das pessoas sem orientação das
questões que envolvem os temas.
MATEMÁTICA
16 - Resolver e elaborar problemas envolvendo
adição e subtração, utilizando estimativa e cálculo mental.
Página 37
1- Respostas
possíveis: 11 – 11; 15 – 4 – 11 ou 11 + 4 – 15.
2- Duas
cartas: 6 + 7; três cartas: 6 + 7 +0. Espera-se que os alunos percebam que não
é possível formar o número-alvo com quatro cartas.
3- O
número da quarta carta pode ser: 8,7,6,5,4,3,2,1, ou 0.
Página 38
1- 8.500
2- Não.
Exemplo de justificativa: os dois caminhões têm, juntos, 9.100 kg.
3- A)
13.000 habitantes. B) 83.000
habitantes.
Página 39
4- A)
espera-se que os alunos compreendam que essas operações são justificadas por
cálculos que estão implícitos. Eles devem perceber que Marisa adicionou 300 ao resultado porque 3.000 –
2.700 = 300, e que Flávio subtraiu 300 e depois 400 porque 300 + 400 =700.
B) Resposta
pessoal.
5- A-
200 bicicletas
B-
800 bicicletas
C-
4.900 bicicletas
6- Exemplo
de resposta: 5.400 – 3700= 1.700; (resposta pessoal)
HISTÓRIA
Capítulo 8 pág. 80 a
82 – Outros trabalhadores livres no campo
Pág.80
Duas perguntas para
refletir
Ø Nessa resposta saber se
alguém já utilizou aqui no nosso município e até mesmo nossos familiares se
conhecem o carro de boi.
Ø Sim, feitores eram livres,
mestres de açúcar, artesãos, padres jesuítas e ex- escravizados. Também havia
os indígenas das missões que eram livres e os bandeirantes que vamos estudar
nesta semana.
Pág. 81
1.
No
transporte de cana e movimentação das moendas. Na agricultura, para puxar o
arado e de transporte de pessoas de um lugar para outro.
2. A- Porque as terras boas
para o cultivo da cana estavam no litoral. Com a expansão da produção
açucareira, a criação de bois foi deslocada para o interior.
B-
A maioria dos trabalhadores que criavam bois eram livres, mas também existiam
escravizados.
Pág. 82
3.
A-
Pela vantagem de ter água perto e porque todo gado era conduzido por grupo de
pessoas que tinham suas necessidades e para conseguir sobreviver no caminho das
pastagens do gado, formavam os currais e iam fundando pequenos vilarejos de
apoio aos vaqueiros viajantes.
B- Essas áreas expandiram e prosperaram se tornando
grandes cidades e deram origem a outras cidadelas e formaram um centro
econômico em desenvolvimento.
GEOGRAFIA
Capítulo 8 pág. 90 a
92 – Indústria e artesanato
Pág. 90
Ø O bilboquê é artesanal,
enquanto o videogame é industrializado.
Ø Refletir se todas as
crianças têm brinquedos para brincar, sabendo que podemos fazer brinquedos com
criatividade até de uma pedrinha.
Ø Pensar e até montar se
quiser um brinquedo feitos com materiais que encontramos em casa e estão
disponíveis. O que você montaria de brinquedo?
Pág. 91
1-
Vendedor
imagem 7, vaqueiro imagem 1, embalador imagem 6, costureira imagem 5, operador
de máquinas imagem 4, projetista imagem 3, motorista imagem 2.
Pág. 92
2-
Indústria |
Eletrônica |
Alimentícia |
Automobilística |
Têxtil |
Produtos |
COMPUTADORES, TELEVISÕES |
SUCOS, FARINHA DE TRIGO |
CARROS, MOTOS |
TECIDOS, ROUPAS |
CIÊNCIAS
Capítulo
2- Diversidade dos seres vivos- Páginas: 30 à 33.
Na página 30: Leitura do texto: Observando
os detalhes dos seres vivos. |
Na Página 31: A resposta correta é: a primeira foto
mostra bactérias, e a segunda foto mostra um animal (Ácaro). Essas
informações estão na legenda das imagens da página 30 |
Resposta
da pergunta 2: A resposta correta é dizer Não. As imagens do microscópio
eletrônico são coloridas artificialmente. |
.
Resposta
da pergunta 3: sim, o ácaro é maior, o que pode ser concluído a partir das
informações de aumento na legenda das imagens da página 30. |
Resposta
4: A resposta correta é dizer que se pode observar mais detalhes das
bactérias pelas imagens obtida pelo microscópio eletrônico, como forma,
detalhes da superfície do corpo, cores, forma, etc. |
Resposta 5: Abelha. |
Na página 32: 1-
a) Marcia
se refere ao animal, e Juliana, à planta. b) O fato de a serpente e a
planta terem o mesmo nome popular foi o que gerou confusão da cena. O nome
científico, exclusivo da cada espécie, possibilita sua identificação |
Na página 33: 2- a) Saccharomycies
cerevisiae. b) Resposta pessoal. |
Sem comentários:
Enviar um comentário