GABARITO SEMANAL REF.: 26/07 A 31/07

QUERIDOS ALUNOS E FAMÍLIAS- 03/08

GABARITO DA SEMANA DE 26/07 A 31/07/2020

Esperamos que estejam curtindo as atividades preparadas com muito carinho pelos professores, confira as respostas e revisem para assim aprendermos muito mais.

 Ah! Toda semana estarão disponíveis os gabaritos da semana anterior, para que possam fazer autocorreção das atividades com muita atenção.

 

PORTUGUÊS

 

   Abaixo faremos as correções do   Livro didático de português – Unidade 2 – Texto: “Eu respeito a natureza” - Páginas 36 e 37, referentes a semana de 27 a 31.07.2020.

 

   Esperamos que façam as conferências dessas páginas e corrijam caso tenha ocorrido alguns equívocos.

-O que o menino está fazendo? Resposta Pessoal

-Onde ele está? Resposta Pessoal

-Como ele parece se sentir em relação ao lugar? Por quê? Resposta Pessoal

 

Você deveria ter feito a análise das imagens dessas duas páginas levando em consideração as questões:

 

          O que eu vejo. 

 

          

 

-Você gosta do contato com a Natureza? Resposta Pessoal

 -Costuma pensar a respeito da responsabilidade que temos com a preservação da natureza? Resposta Pessoal

 -Em sua opinião, o futuro do planeta depende de nós? Justifique sua resposta. Resposta Pessoal

 

 


          O que eu sei.             

                                 

 

                                          

 

   Essas questões acima deveriam ter sido analisadas no livro e respondidas no caderno à parte colocando inicialmente o nome da atividade e os números das páginas correspondentes para a atividade ter uma referência no Caderno e não ficar “solta”, lembram-se?

 

   Após essas questões você deveria responder a pergunta abaixo:

 

   1-) A educação para os valores, nessas questões são de muita importância, pois podemos rever nossas ações e atitudes sempre.      

    a-) A relação das pessoas com a natureza, devem ser:

 

         (  X  ) Baseadas em muitos estudos, informações e acima de tudo muitos cuidados e proteções para preservá-la e respeitá-la. *

 

         (     ) Baseadas em ouvir apenas os outros, obter apenas informações de terceiros e interagir sem comprometimento com ela.

 

   b-) Qual é a importância da Natureza para o ser humano:

 

          (     ) Ela representa somente povos do Brasil, árvores e florestas e os diferentes animais.

          ( x ) Ela representa a vida humana, animal, mineral, a importância da preservação das espécies, da preservação da cultura e modo de vida dos diferentes povos. *

 

  c-) Entre tantos outros, quais os problemas que mais enfrentamos em relação ao meio ambiente?

 

         A (  x  ) Produção de resíduos, não investimento em sustentabilidade , impacto do lixo produzido pelo homem na natureza, poluição... *

 

         B (    ) Acompanhamento pelas mídias sociais e ou notícias sobre os problemas do meio ambiente e observar o comportamento das pessoas sem orientação das questões que envolvem os temas.

 

 

MATEMÁTICA

16 - Resolver e elaborar problemas envolvendo adição e subtração, utilizando estimativa e cálculo mental.

Página 37

1-    Respostas possíveis: 11 – 11; 15 – 4 – 11 ou 11 + 4 – 15.

2-    Duas cartas: 6 + 7; três cartas: 6 + 7 +0. Espera-se que os alunos percebam que não é possível formar o número-alvo com quatro cartas.

3-    O número da quarta carta pode ser: 8,7,6,5,4,3,2,1, ou 0.

Página 38

1-    8.500

2-    Não. Exemplo de justificativa: os dois caminhões têm, juntos, 9.100 kg.

3-    A) 13.000 habitantes.       B) 83.000 habitantes.

Página 39

4-    A) espera-se que os alunos compreendam que essas operações são justificadas por cálculos que estão implícitos. Eles devem perceber que Marisa  adicionou 300 ao resultado porque 3.000 – 2.700 = 300, e que Flávio subtraiu 300 e depois 400 porque 300 + 400 =700.

B)   Resposta pessoal.

5-    A- 200 bicicletas

B- 800 bicicletas

C- 4.900 bicicletas

6-    Exemplo de resposta: 5.400 – 3700= 1.700; (resposta pessoal)

 

HISTÓRIA

 

Capítulo 8 pág. 80 a 82 – Outros trabalhadores livres no campo

Pág.80

Duas perguntas para refletir

Ø  Nessa resposta saber se alguém já utilizou aqui no nosso município e até mesmo nossos familiares se conhecem o carro de boi.

Ø  Sim, feitores eram livres, mestres de açúcar, artesãos, padres jesuítas e ex- escravizados. Também havia os indígenas das missões que eram livres e os bandeirantes que vamos estudar nesta semana.

Pág. 81

1.    No transporte de cana e movimentação das moendas. Na agricultura, para puxar o arado e de transporte de pessoas de um lugar para outro.

2.    A- Porque as terras boas para o cultivo da cana estavam no litoral. Com a expansão da produção açucareira, a criação de bois foi deslocada para o interior.

B- A maioria dos trabalhadores que criavam bois eram livres, mas também existiam escravizados.

Pág. 82

3.    A- Pela vantagem de ter água perto e porque todo gado era conduzido por grupo de pessoas que tinham suas necessidades e para conseguir sobreviver no caminho das pastagens do gado, formavam os currais e iam fundando pequenos vilarejos de apoio aos vaqueiros viajantes.

B- Essas áreas expandiram e prosperaram se tornando grandes cidades e deram origem a outras cidadelas e formaram um centro econômico em desenvolvimento.

 

GEOGRAFIA

 

Capítulo 8 pág. 90 a 92 – Indústria e artesanato

Pág. 90

Ø  O bilboquê é artesanal, enquanto o videogame é industrializado.

Ø  Refletir se todas as crianças têm brinquedos para brincar, sabendo que podemos fazer brinquedos com criatividade até de uma pedrinha.

Ø  Pensar e até montar se quiser um brinquedo feitos com materiais que encontramos em casa e estão disponíveis. O que você montaria de brinquedo?

Pág. 91

1-    Vendedor imagem 7, vaqueiro imagem 1, embalador imagem 6, costureira imagem 5, operador de máquinas imagem 4, projetista imagem 3, motorista imagem 2.

Pág. 92

 

2-     

Indústria

Eletrônica

Alimentícia

Automobilística

Têxtil

Produtos

COMPUTADORES, TELEVISÕES

SUCOS, FARINHA DE TRIGO

CARROS, MOTOS

TECIDOS, ROUPAS

 

 

 

CIÊNCIAS

Capítulo 2- Diversidade dos seres vivos- Páginas: 30 à 33.

Na página 30: Leitura do texto: Observando os detalhes dos seres vivos.

 

Na  Página 31:

A resposta correta é: a primeira foto mostra bactérias, e a segunda foto mostra um animal (Ácaro). Essas informações estão na legenda das imagens da página 30

 

 

Resposta da pergunta 2: A resposta correta é dizer Não. As imagens do microscópio eletrônico são coloridas artificialmente.

.

Resposta da pergunta 3: sim, o ácaro é maior, o que pode ser concluído a partir das informações de aumento na legenda das imagens da página 30.

 

Resposta 4: A resposta correta é dizer que se pode observar mais detalhes das bactérias pelas imagens obtida pelo microscópio eletrônico, como forma, detalhes da superfície do corpo, cores, forma, etc.

 

Resposta 5: Abelha.

 

 Na página 32:

1-    a) Marcia se refere ao animal, e Juliana, à planta.

            b) O fato de a serpente e a planta terem o mesmo nome popular foi o que gerou confusão da cena. O nome científico, exclusivo da cada espécie, possibilita sua identificação

 

Na página 33:

2- a) Saccharomycies cerevisiae.

                b)   Resposta pessoal.

 

 

 

 

 


Sem comentários: