GABARITO SEMANAL REF.: 08/09 A 11/09

  QUERIDOS ALUNOS E FAMÍLIAS

Esperamos que estejam curtindo as atividades preparadas com muito carinho pelos professores, confira as respostas e revisem para assim aprendermos muito mais. Não esqueçam as aulas síncronas estão cada vez melhores, vamos prestigiar e ter contato com os nossos colegas.

 Ah! Toda semana estarão disponíveis os gabaritos da semana anterior, para que possam fazer autocorreção das atividades com muita atenção.



PORTUGUÊS

 Unidade 3“Eu busco explicações”páginas 60 e 61.

Página 61:


     Obs. Não era necessário responder as questões no livro didático, era para responder as perguntas abaixo no caderno.

      Após observarem as imagens das páginas 60 e 61, responda:


1-) Que lugar é esse?

(  X   ) Uma reserva indígena 


2-) O que as pessoas estão fazendo?

(   X ) Admirando a Aurora Boreal             

  

3-) Quais as características do lugar que aparece nas imagens?

(   X  ) Local calmo, tranquilo, sereno bonito e pouco povoado.  


4-) Como se apresenta a temperatura nessas imagens?

(   X  ) Fria 


5-) Como é a vegetação desse lugar apresentado? Identifique a alternativa que tem o texto que se enquadra corretamente nas imagens observadas no livro didático.

 

(   X ) A forma das árvores, evita que a neve se acumule e danifique as folhas. A flora é pouco diversificada devido às baixas temperaturas e devido a água congelada. Dessa forma a vegetação rasteira é pouco desenvolvida. Essas áreas geralmente não são exploradas pelos homens, pois as condições ambientais são adversas. Qualquer atividade de exploração pode causar diversos impactos negativos sobre esse Bioma.  


6-) Você já tomou conhecimento desse fenômeno em algum lugar, em programas de TV, internet, fotos, revistas, exibição em planetário, entre outros?


    RESPOSTA PESSOAL: (    ) Sim                    (     ) Não                       (     ) Não me lembro


7-) Desde os tempos mais remotos a humanidade vem tentando desvendar os mistérios que o universo apresenta. Você já vivenciou um acontecimento que você teve vontade de explorar? É muito importante irmos em busca de explicações para compreendermos o mundo e o universo.


     RESPOSTA PESSOAL 

     (     ) Sim, já busquei informações       

     (     ) Não me interesso por essas questões 

     (     ) Gostaria muito, mas faltou oportunidade.  



MATEMÁTICA

Nesta aula foi conceituado fração e vocês responderam em formulário no blog ou na apostila impressa, portanto não temos atividades de livro didático para  ser corrigida.



HISTÓRIA

Capítulo 9 -Trabalhadores livres na região de minas

Pág. 90 – Trabalhadores livres.

  • Comerciantes, agricultores, criadores de porcos e artesãos que fabricavam chapéus de lã e tecidos grosseiros de algodão. Não.

  • Comerciante, quitandeira e, ao fundo, padeiros. O comércio representado é a venda de pães.

  • Sim, o comércio, agricultura, a pecuária e confecção de objetos de couro e algodão.

Pág. 91 – Crescimento da população urbana

  1. A) O centro histórico de Diamantina, em Minas Gerais.

B) De 2015

C) Provavelmente, a cidade de 200 anos atrás devia ser bem parecida com o que é hoje.

D) O turismo.

      2- Muitas pessoas começaram a se dirigir às minas para tentar enriquecer com a exploração do ouro. Essa movimentação proporcionou o surgimento de vilas e cidades e o crescimento das que já existiam.

Pág. 92 – Ofícios urbanos

  1. Músicos

  2. Que a cidade que vivemos ainda tem algumas profissões que continuam prevalecendo, mas com algumas características das vivências diferentes do século passado. Se quiserem podem listar no caderno algumas profissões que conhecem de sua comunidade. (Resposta pessoal – sugestão).

Pág. 93 – Problemas nas cidades mineradoras


  1. A) Alguns usam cavalos. Porém, a maioria a pé.

            B) Os viajantes usam calças curta outros longas, camisa de manga longa e chapéu. Alguns estão de botas, outros descalços. Alguns carregam mochila. (Resposta pessoal – sugestão).


  1. (Resposta pessoal – sugestão). Faça essa atividade como uma produção e envie para o seu professor, contando como foi essa sua viagem na época do século XVII. Lembre-se que os objetos utilizados eram diferentes, bem como os caminhos, estradas e os meios de transportes.



GEOGRAFIA  


Capítulo 9 - Comércios e serviços

Pág. 102 – O comércio

  • Observou o caminho que fazia até em casa, a escola, a esquina da farmácia, a loja de ferragens, o depósito de materiais de construção, o açougue, a casa do colega Ronaldão.

  • (Resposta pessoal – sugestão) – Há algumas possibilidades como pessoas trabalhando na rua, na escola, nas lojas, no açougue e na farmácia. Temos profissionais como: professor, vendedor, motorista, diretor, secretário, balconista, etc.

Pág. 103 – O comércio


Apenas faça a leitura e observe as imagens.


Pág. 104 – Os estabelecimentos comerciais


  1. A) Shopping Center

B) Hipermercado

C) Comércio informal


Pág. 105 – Os serviços


  1. (Resposta pessoal – sugestão) – Podemos nos referir a água encanada, transporte coletivo, energia elétrica, telefone, internet, coleta de lixo, posto de saúde, etc.



                                                                            CIÊNCIAS

Capítulo 4- Pessoas e Lugares -  Páginas: 56 à 59. 

Pág. 56/57

  •   1) Resposta pessoal

  •   2)   Respostas pessoais 

  •   3)  Sugestão: os alunos podem se inspirar no comportamento ou no som dos animais, inventar uma modalidade de pique-esconde em que determinada planta seja o “pique”, entre outras possibilidades. 

Pág. 58

  • 1 a) O clima da Caatinga é quente e seco. A maior parte do ano é seco, pois as chuvas estão concentradas no verão. Por isso, o tatu-bola se esconde em buracos durante o dia e concentra suas atividades à noite, quando o clima é mais fresco.

  • 1 b) Resposta pessoal. Mas os alunos podem citar que nós também podemos evitar a exposição ao sol forte durante o dia; podemos usar roupas e acessórios que protegem dos raios solares, podemos nos manter hidratados; em outras ações. 

  • 2) Destaca-se que esse bioma apresenta um período de cheia, quando chove e os rios transbordam, e um período de seca. No final do período chuvoso as águas baixam lentamente, e os rios voltam ao seu curso natural, deixando nutrientes que fertilizam o solo.

Pág. 59


  • 3) Com o avanço das cidades e a criação de pastagens ameaçam o bioma Cerrado. As águas da região sofrem com a mineração e a agricultura, que contaminam o solo com os produtos químicos como: o mercúrio e agrotóxicos.


  •  4) Resposta pessoal. Sugestão: Os alunos podem apontar as práticas como denúncias de maus-tratos aos animais e cobrar fiscalização, além da possibilidade de boicote da compra de animais da fauna silvestre para mantê-los como animais de estimação, o que minimizará a sua retirada de seus ambientes naturais.


  •  5) Respostas pessoais.

  •  Sugestão de pesquisa: O bioma Pampas, está sofrendo com a destruição com o desmatamento e derrubada de árvores nativas, o solo e das águas.  Segundo o Monitoramento do instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostra que somente 47,3% da sua vegetação nativa está preservada. Dados do Inpe, apontam também o aumento no número de queimadas nos últimos oito meses deste ano teve um aumento significativo de 65%, como os focos de incêndios para o uso do solo para plantio e criação de pastos para a pecuária. Hoje as características desse bioma está muito diferente das suas características originais, modificado pelo aumento da agricultura, pecuária e a silvicultura a degradação é um dos principais problemas da região. 


  • As medidas que colaborariam para a sua conservação podem ser: A plantação de pinus, eucaliptos e espécies nativas nas áreas degradadas pelo desmatamento; a diminuição dos insumos agrícolas e baixo uso de agrotóxicos que contaminam o solo; criação de programas com objetivos de desenvolvimento sustentáveis para a conservação e manutenção de reservas e ecológicas, etc.




Sem comentários: